De acordo com avaliação do CEO da OpenAI, Sam Altman, Israel possivelmente terá um “enorme papel” no desenvolvimento e redução de riscos da inteligência Artificial (IA). Em visita ao país, o chefe da empresa por trás do ChatGPT se mostrou entusiasmado e apontou para oportunidades de investimentos. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • Chefe da OpenAI, dona do ChatGPT (que trouxe holofotes para a IA), Altman tem sido uma das vozes mais importantes no que diz respeito a tecnologia e sua regulamentação nos países; 
  • O CEO esteve na Europa no mês passado, reunindo-se com legisladores e líderes nacionais para discutir as perspectivas e ameaças da IA; 
  • Após a visita a Israel, ele planeja viajar para a Jordânia, Catar, Emirados Árabes Unidos, Índia e Coreia do Sul. 

Leia mais! 

Fiquei muito animado ao fazer esta viagem ao redor do mundo, conhecendo líderes mundiais, ao ver a consideração, o foco e a urgência em descobrir como mitigar esses riscos enormes. É fantástico ver a energia em usar a tecnologia e seus benefícios positivos, e tenho certeza de que Israel desempenhará um grande papel. 

Sam Altman, CEO da OpenAI, durante encontro com o presidente israelense Isaac Herzog. 

Altman ainda destacou um estudo da Universidade de Stanford que colocou Israel entre os cinco principais países com potencial para o desenvolvimento de sistemas significativos de aprendizado de máquina e concentração de habilidades de IA — tornando o território um bom lugar para investimentos P&D (Pesquisa e Desenvolvimento).

publicidade

Questionado sobre as chances de a OpenAI abrir um escritório no país, “ele (Altman) disse que a empresa prefere trabalhar junto em um local, mas está estudando várias opções de investimento em Israel”, explicou a Microsoft, apoiadora da startup, em comunicado. 

Assim como o Reino Unido, que já aprovou uma Lei de IA, e diversos outros países que estudam e adaptam regulamentos, Israel também está avaliando há meses uma forma de impor limites equilibrados na tecnologia, algo que proteja usuários, mas que também não impeça seu avanço — o maior dilema dos territórios. 

publicidade

Atualmente, Israel aguarda um feedback público antes de uma decisão final sobre seu rascunho de política de IA — um regulamento de 115 páginas publicado em outubro. 

Com informações da Reuters

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!