Linda Yaccarino, ex-executiva de marketing da NBCUniversal, assumiu oficialmente o cargo de CEO do Twitter na segunda-feira (5), livrando Elon Musk da função. Na rede do passarinho, a qual comanda agora, a nova chefe comemorou o início do novo desafio. 

Aconteceu — primeiro dia nos livros! Fique atento. 

Linda Yaccarino, nova CEO do Twitter, após seu primeiro dia de trabalho. 

Leia mais! 

publicidade

Um dia antes, Yaccarino havia dado boas-vindas a outro colega da NBCUniversal, Joe Benarroch, que também foi contratado pela plataforma de Musk. Ex-vice-presidente sênior de comunicações de publicidade e parcerias da NBCU, Benarroch ficará responsável pelas operações comerciais do Twitter. 

Musk anunciou a chegada da executiva em maio, isso meses após sinalizar que contrataria uma pessoa para liderar a plataforma. A especialista em publicidade pode ser, de fato, uma boa escolha, tendo em vista a atual situação do Twitter no que diz respeito aos anunciantes — muitos abandonaram a plataforma após a chegada do dono da Tesla, no ano passado. Grande parte das parcerias foram encerradas ante as incertezas da gestão do empresário.   

publicidade

O desafio de Yaccarino será reverter a queda na receita publicitária, além de lidar com uma pesada carga de dívidas. Saiba mais sobre ela aqui

O setor de publicidade sempre foi o responsável pela maior parte da receita do Twitter e, após a chegada de Musk, viveu uma queda significativa.

publicidade

Recentemente, por exemplo, uma reportagem do The New York Times revelou que a receita de publicidade do Twitter nos Estados Unidos nas cinco semanas de 1º de abril à primeira semana de maio foi de US$ 88 milhões (R$ 443,2 milhões), significando uma queda de quase 60% em relação ao ano anterior. 

Vale lembrar que as recentes contratações, que visam o problema com anúncios, ocorre após saídas importantes:

publicidade
  • A chefe de confiança e segurança, Ella Irwin, confirmou na quinta-feira (1) que se demitiu da empresa de mídia social — ela assumiu o cargo após o pedido de demissão de Yoel Roth, que entrou em conflito com Musk sobre a moderação de conteúdo;
  • E do chefe de segurança de marca e qualidade de anúncios, A.J. Brown, que também decidiu renunciar ao cargo após a saída de Irwin;
  • Há poucos dias, uma instabilidade prejudicou a candidatura de DeSantis nos EUA. O problema com a live também resultou no pedido de demissão do engenheiro-chefe da rede social.   

É importante pontuar que mesmo sem o título de CEO, Musk manterá um controle significativo sobre o Twitter como proprietário. Agora, ele supervisionará as operações de produtos, tecnologia, software e sistemas, e fará a transição de CEO para presidente executivo da empresa. 

Com informações da CNN Business 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!