Nos próximos dias, uma massa de ar frio de trajetória continental vai avançar e impactar a temperatura em grande parte do Conesul (triângulo geográfico formado por Chile, Argentina, Uruguai e o Sul do Brasil). 

De acordo com o site de serviços meteorológicos MetSul, a expectativa inicial é de grande choque térmico com a saída do ar quente e a chegada do ar de frio no fim de semana. 

publicidade

Ainda segundo a plataforma, o sistema de alta pressão atmosférica terá seu centro atuando entre a parte central da Argentina e o Rio Grande do Sul, com a área de impacto se expandindo até o sul da região amazônica, configurando o fenômeno “friagem”.

Último dia de temperaturas altas antes do inverno

Nesta sexta-feira (9), no entanto, ainda haverá aquecimento e sensação de calor. As máximas no Rio Grande do Sul poderão ficar ao redor de 30°C em cidades do oeste e dos vales. Entre o norte da Argentina, Paraguai, Bolívia e Centro Oeste as máximas poderão subir mais que nos dias anteriores e passar de 33°C. 

publicidade

O fenômeno responsável por fazer a transição do ar quente para o ar frio será uma frente fria prevista para cruzar o sul do Brasil entre sábado (10) e domingo (11). Essa frente fria vai avançar rapidamente, podendo gerar temporais com vendavais e chuva forte localizada.

Depois, em meados da próxima semana, a alta pressão entre os Andes e o sul do Brasil vai formar uma verdadeira corrente de ar gelado até o norte do país. Por outro lado, uma área de baixa pressão no oceano Atlântico mantém a umidade e propicia novos eventos de chuva, inclusive fortes, em parte das regiões sudeste e sul, fazendo predominar dias de frio e umidade nessas áreas. 

publicidade

Leia mais:

Entre Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a expectativa do maior impacto desse ar frio é entre terça (13) e quarta (14). Até lá, as tardes ainda devem apresentar aquecimento e sensação de abafamento. 

publicidade

Por conta da atuação mais continental do ar frio, as manhãs serão frias entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A tendência é de mínimas de um dígito nessas áreas. 

Em contrapartida, no sudeste, onde a umidade estará mais presente, as máximas ficarão baixas por vários dias seguidos. Modelos projetam temperatura ao redor e abaixo de 20°C a partir de terça entre o sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Com previsão de chuva, a capital paulista poderá ter tardes muito frias de quarta em diante. 

O ar gelado interagindo com a umidade favorece que o maior impacto do ar polar sobre parte do território brasileiro seja nas máximas. Como resultado, haverá tardes muito frias (sensação potencializada pela umidade). 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!