Conheça a caverna na França que abriga “100 mil soldados” geológicos

Tipo único de concreção geológica, jamais visto em qualquer outro lugar do mundo, os 100 mil soldados são uns dos charmes das Cavernas Trabuc
Flavia Correia16/06/2023 11h09
caverna-100-mil-soldados
Os 100 mil soldados das Canervas Trabuc, na França – formação geológica nunca vista em qualquer outro lugar do mundo. Crédito: Havang(nl)/Wikimedia Commons
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Cavernas são ambientes normalmente envoltos em mistérios que atraem a atenção de especialistas e curiosos. Algumas podem revolucionar o que sabemos sobre a nossa própria história, outras têm paredes decoradas por mãos humanas com enigmas difíceis de se desvendar e há também aquelas onde a própria natureza é o agente responsável pelos intrigantes fenômenos.

Esse é o caso de um sistema de grutas subterrâneas localizado em Mialet, no sul da França, chamado Cavernas Trabuc.

Identificadas pela primeira vez em 1823, elas vêm sendo exploradas desde então a quase 10 quilômetros de extensão, embora os espeleólogos – pessoas que estudam cavernas – acreditem que o sistema se estenda de duas a três vezes mais longe do que isso, de acordo com o site de turismo Atlas Obscura.

Além de uma rica história de uso humano – servindo, por exemplo, de refúgio para vários grupos desde os tempos pré-históricos – as cavernas são conhecidas por um estranho e inexplicável fenômeno batizado de “100 mil soldados”.

Uma espeleóloga posando junto aos 100 mil soldados das Cavernas Trabuc. Crédito: Grottes de TRABUC/Wikimedia Commons

Em 1945, exploradores que foram um pouco mais fundo do que outros já tinham alcançado se depararam com o que pareciam ser milhares de soldados minúsculos em posição de alerta (daí o nome) – mas que, na verdade, são um tipo único de concreção geológica até hoje sem explicação.

Leia mais:

Estranha formação geológica nunca foi vista em qualquer outra caverna no mundo

Com apenas alguns centímetros de altura, os “soldados” entulham o chão da caverna, não tendo sido vistos em nenhum outro lugar do mundo.

Pouco se sabe além do fato de que essas misteriosas massas minerais se formam debaixo d’água e são compostas por 95% de calcita e 5% de argila. Estruturados em pequenos discos sobrepostos, cada “soldado” é particularmente diferente do outro, provavelmente em razão dos diferentes níveis de água.

Formações minerais mais conhecidas de cavernas, as estalagmites e estalactites, crescem em pares, no solo e no teto, respectivamente. À medida que a água passa sobre o calcário e escorre, esses depósitos parecidos com lanças ou gotas de gelo tomam forma. Já os 100 mil soldados, no entanto, se formam sem um parceiro aglutinado, descartando esse meio de concepção.

Além dos 100 mil soldados, as Cavernas Trabuc guardam belíssimas cascatas e minerais coloridos. Crédito: Grottes de TRABUC/Wikimedia Commons

Ao longo dos anos, várias hipóteses foram postuladas, variando de bactérias a forças eletrostáticas, mas nenhuma jamais foi capaz de explicar completamente esse mistério. E, assim, as Cavernas Trabuc, que também conta com uma variedade de minerais coloridos, cachoeiras e piscinas, permanecem guardando seus segredos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.