O astrônomo Cristóvão Jacques, do observatório mineiro SONEAR, vai batizar 3 asteroides ao vivo em uma live no Canal AstroNEOS nesta segunda-feira (03). Segundo adiantou Cristóvão para o Olhar Digital, os nomes serão uma referência a personagens do folclore brasileiro.

Asteroides a serem batizados

Os asteroides que serão batizados, foram descobertos pelo SONEAR em 2014 e 2016. Os asteroides só recebem uma numeração definitiva e se tornam aptos a serem nomeados depois de várias observações, quando sua órbita é definida com precisão para que possamos determinar exatamente sua posição no céu para longos períodos futuros. Por isso, somente agora, os três objetos, que foram descobertos nos primeiros anos de operação do SONEAR, receberam uma designação definitiva e poderão ter seus nomes sugeridos por seu descobridor. Os 3 batizandos em questão são os seguintes:

• 2014 RP12: Descoberto em 06 de setembro de 2014, passa a 14 milhões de quilômetros da órbita terrestre e recebeu da IAU a numeração 472263,
  • 2014 OA2: Descoberto em 23 de julho de 2014, passa a 28 milhões de quilômetros da órbita da Terra e recebeu da IAU a numeração 520585, e
  • 2016 HL: Descoberto em 19 de abril de 2016, passa a 1,2 milhões de quilômetros da órbita da Terra e recebeu da IAU a numeração 620096.
[ Órbitas dos asteroides 2014 RP12, 2014 OA2 e 2016 HL – Imagem: Reprodução ssd.jpl.nasa.gov  ]

Risco de impacto

Apesar de passarem relativamente próximos à órbita da Terra, nenhum dos 3 asteroides representam nenhum risco de impacto com nosso planeta a curto prazo. Entretanto, o 2016 HL também é classificado como PHA, ou Asteroide Potencialmente Perigoso. Isso significa que este asteroide merece uma atenção maior dos astrônomos e precisa ser rastreado com frequência, para que seja detectado qualquer alteração na sua órbita que possa representar um risco real de impacto com a Terra.

Os nomes

Os três asteroides são classificados como NEOs, ou Objetos Próximos à Terra, e de acordo com as regras da União Astronômica Internacional, os NEOs devem receber nomes de personagens da mitologia, desde que não sejam divindades da criação nem do submundo. Por isso, o SONEAR decidiu atribuir nomes de personagens do folclore brasileiro, como uma forma de valorizar a nossa cultura.

Segundo Cristóvão Jacques, os nomes que receberão cada asteroide, serão revelados durante a live transmitida no Canal AstroNEOS, a partir das 20h desta segunda(03). Cristóvão informa ainda que além da revelação dos nomes, será exibido como funciona todo o processo de nomeação e serão feitas, ao vivo, as submissões destes nomes para a União Astronômica Internacional.