As novas tecnologias de produção, como o uso de impressoras 3D e cortadoras a laser, vêm revolucionando todas as áreas da indústria – e não poderia ser diferente na astronomia e na exploração espacial. 

Desde a criação de modelos tridimensionais educativos até a impressão de foguetes e habitats na Lua ou em Marte, tais inovações, que já são uma realidade nas ciências espaciais, tendem a melhorar ainda mais nossa capacidade de desvendar os mistérios do Universo.

publicidade

Para saber tudo sobre esse assunto fascinante, não perca o Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (7), que traz dois convidados para um bate-papo superinteressante – e você também pode participar, mandando suas dúvidas e comentários ao vivo.

Fabricio Colvero e Karlise Nascimento são os convidados desta sexta-feira (7) do Olhar Espacial para falar sobre o uso das novas tecnologias de produção na educação e nas ciências espaciais. Créditos: arquivo pessoal

Karlise Soares Nascimento é doutoranda em ciência da computação, professora dos ensinos básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus Santo Ângelo, coordenadora do curso de licenciatura em computação e coordenadora de projetos voltados para divulgação da “cultura maker” e astronomia nas escolas.

publicidade

O outro convidado é Fabricio Pereira Colvero, servidor do IFFar e astrônomo amador há mais de 20 anos, desenvolvendo projetos sociais voltados à divulgação científica, com ênfase nas áreas de astronomia, sensoriamento remoto e meteorologia. Com grande experiência em construção de telescópios, Colvero é um dos fundadores do projeto Bate-Papo Astronômico, sediado no Santa Maria Tecnoparque, onde atualmente atua como diretor acadêmico.

Leia mais:

publicidade

A participação deles será diretamente do Laboratório Maker, que está sendo inaugurado no IF Farroupilha de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. De acordo com o site do IFFar, a instalação tem como objetivo estimular o espírito de criação e inovação nos estudantes, integrando novas tecnologias e a sala de aula.

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da BRAMON — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitterLinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!