Wolverine é um dos heróis mais famosos e adorados da cultura popular. O personagem é um mutante com poderes de regeneração acelerada, sentidos aguçados e garras retráteis de adamantium. Ele também possui um fator de cura que o torna praticamente imortal. Sua personalidade única, seu passado misterioso e sua natureza anti-herói conquistaram muitos fãs ao longo dos anos. 

O personagem ganhou destaque como membro dos X-Men, uma equipe de mutantes lutando pela coexistência pacífica entre os humanos. Sua popularidade cresceu ainda mais com a série de quadrinhos “Wolverine” e participações em filmes, desenhos animados e videogames. 

publicidade

Leia também:

Além disso, o ator Hugh Jackman interpretou o papel de Wolverine na franquia de filmes dos X-Men, o que ajudou a solidificar a fama do personagem entre o público em geral. 

publicidade

No entanto, as produções cinematográficas envolvendo Wolverine e os X-Men são tantas que os possíveis novos espectadores podem ficar confusos com a ordem cronológica dos eventos do personagem no cinema. 

Se você deseja descobrir a ordem cronológica correta para assistir às aventuras de Wolverine nas telonas, abaixo organizamos os filmes em sequência.

publicidade

Wolverine: Ordem

Antes de começar, saiba que todas as aparições de Wolverine nos cinemas foram vividas pelo ator Hugh Jackman. 

Além disso, o heroi protagonizou três filmes solos: “X-Men Origens: Wolverine” (2009), “Wolverine: Imortal” (2013) e “Logan” (2017). 

publicidade

A ordem cronológica desses filmes é exatamente o ano de produção no qual cada um foi lançado. Se você quer focar apenas nos filmes solo do personagem, basta seguir a ordem de lançamento dos filmes.

Agora, visto que o personagem também é protagonista de grande parte dos filmes dos “X-Men”, a seguir, apresentamos a ordem cronológica dos eventos do universo de todos esses filmes:

Wolverine - Hugh Jackman - X-men - 20th Century
Imagem: 20th Century/Reprodução

X-Men: Primeira Classe

Prequela que mostra a origem dos “X-men”, situada nos anos 60. Wolverine fez uma breve aparição nesse filme.

X-Men Origens:

Prequela que mostra a origem do Wolverine. 

X-Men: Apocalipse

Situado nos anos 80, mostra a nova geração de mutantes. Wolverine fez uma breve aparição nesse filme.

X-Men: Fênix Negra

Continuação de “Apocalipse”. Wolverine não aparece nesse filme. 

X-Men: O Filme

Primeiro filme da trilogia original dos X-Men para o cinema. A trama se passa nos anos 2000. 

X-Men 2

Continuação direta do primeiro filme.

X-Men 3:

Conclusão da trilogia original.

Wolverine Imortal

O filme se passa em 2013 e funciona como sequência para X-Men Origens: Wolverine como também para X-Men 3. 

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

Filme de viagem no tempo, a trama se inicia em 2023, onde a consciência de Wolverine é enviada para o passado, no ano de 1973. Sua missão é impedir que um evento catastrófico ocorra e desencadeia a criação das Sentinelas. 

Logan

Com um tom sombrio e dramático, o enredo acontece em um futuro próximo e apresenta a última aventura de Hugh Jackman como Wolverine, que está envelhecido e com sua capacidade de regeneração enfraquecida. 

Todos os filmes citados estão disponíveis no Disney+. 

“Logan” está disponível no Disney+ e no Star+.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!