O TikTok vai celebrar uma competição musical similar às disputas de talentos, como “The Voice”, “Canta Comigo” e “Ídolos” nos EUA.

A competição se chamará “Gimme the Mic” (“Me dê o Microfone“, em português), será transmitida ao vivo na rede social e terá as votações ao vivo dos fãs.

publicidade

Leia mais:

Estrutura da competição

  • A competição é dividida em três partes: audição, semifinal e a grande final;
  • As 30 melhores atuações vão para as semifinais, na qual farão duplas e transmitirão a performance ao vivo;
  • Quem estiver acompanhando a transmissão poderá votar em seus favoritos;
  • A final será em 10 de setembro com os dez melhores. O vencedor vai competir com ganhadores dos demais países.

TikTok: o novo antro da música?

A ideia do TikTok é a de ser uma rede social de vídeos curtos, que costumam ser cobertos com músicas de diversos temas e épocas, transformando os vídeos da rede social em virais e sendo plataforma para influencers e potenciais novos artistas.

publicidade

O “Gimme the Mic” é outra chance de as pessoas se tornarem artistas de sucesso, mas a premiação que o TikTok irá dar ao ganhador talvez não seja a mais esperada.

Isso porque o vencedor ganhará 50 mil “Diamonds”, moeda usada no TikTok que pode ser trocada por dinheiro de verdade, e a rede social, controlada pela chinesa ByteDance, não divulgou a conversão (em dólares) que será utilizada.

publicidade

Estimativas anteriores indicariam US$ 0,05 (R$ 0,25) por Diamond, ou US$ 2,5 mil (R$ 12,2 mil). Se essa for a conversão real, já é um ótimo prêmio. O TikTok não respondeu aos questionamentos do The Verge sobre a taxa de conversão correta.

Geralmente, a rede social abocanha 50% dos ganhos dos criadores em presentes comprados pelo app, mas o porta-voz do TikTok, Zachary Kizer, declarou ao The Verge que o prêmio da disputa musical não está sujeita à taxação.

publicidade

Há meses que o TikTok vem investindo em transmissões ao vivo, especialmente eventos com tempo contado que envolve participação dos espectadores. Em fevereiro, a empresa anunciou uma série de trívias ao vivo. Foram adicionadas, ainda, mais ferramentas para criadores visando as transmissões ao vivo, como mais controle sobre quem pode assistir à transmissão.

Há algumas semanas, a rede também lançou o TikTok Music, streaming de músicas que vem para competir com Spotify, Apple Music, Amazon Music, entre outros.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!