Microsoft acha vulnerabilidade em ferramenta vital para usinas e fábricas

Recentemente, a Microsoft encontrou 15 falhas graves na ferramenta SDK CODESYS V3, vital para usinas e fábricas
Rodrigo Mozelli16/08/2023 23h05, atualizada em 29/11/2023 15h57
microsoft-365-pc
Imagem: sdx15/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os produtos da Microsoft são utilizados no mundo todo e por grandes empresas. Ocorre que, por vezes, nem tudo sai como esperado.

Isso porque, recentemente, a empresa encontrou 15 falhas graves na ferramenta SDK CODESYS V3, vital para usinas e fábricas. As vulnerabilidades, segundo o GizmoChina, poderiam desligar usinas de energia.

Leia mais:

Qual é o perigo?

  • A gigante dos softwares afirmou que, se pessoas mal-intencionadas acharam as vulnerabilidades, uma usina inteira pode ser desligada, ou máquinas podem ter seu funcionamento interrompido;
  • Contudo, a empresa alegou que isso é difícil de acontecer;
  • A Codesys, responsável pela ferramenta, foi informada das vulnerabilidades pela Microsoft e já lançou atualizações;
  • Imagina-se que a maioria das usinas e fábricas a implementaram, contudo, as que ainda não fizeram, precisam correr.

Realmente, não é fácil de se usar a ferramenta para o mal

O GizmoChina pontua ainda que, para conseguir utilizar os pontos fracos da ferramenta, os hackers precisam ter grande conhecimento sobre ela e ter acesso especial a ela.

Tempos atrás outra vulnerabilidade foi encontrada (a CVE-2019-9013) – essa, sim, daria o acesso ilegal aos hackers. Contudo, são ataques raros. E com as fábricas e usinas de energia corrigindo-as, as chances diminuem ainda mais, mas elas precisam ter certeza de a correção estar 100% instalada.

Coincidência?

A situação casa com momento curioso no Brasil, pois, na última terça-feira (15), um apagão que atingiu a todos os estados, exceto Roraima, e o Distrito Federal, deixou milhões de pessoas sem energia por horas.

A investigação do governo sobre o ocorrido envolve, inclusive, a Polícia Federal e a Abin. Há suspeita de sabotagem, apesar de ser um tanto remota.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.