Os anúncios políticos voltarão a ser liberados no X, antigo Twitter. A confirmação foi dada pela própria rede social comandada por Elon Musk sob a justificativa da liberdade de expressão. Essa é mais uma medida controversa da empresa, que vem afrouxando as regras de controle de conteúdo na plataforma nos últimos meses.

Leia mais

publicidade

X promete regras para anúncios políticos

  • Segundo a rede social, serão aplicadas regras “específicas a postagens políticas promovidas pagas”, proibindo “a promoção de conteúdo falso ou enganoso”, bem como conteúdo “destinado a minar a confiança do público em uma eleição”.
  • A empresa também disse que planeja criar um “centro global de transparência de publicidade” para que os usuários possam rastrear anúncios políticos na plataforma.
  • O antigo Twitter ainda informou que está atualizando sua política de integridade cívica “para garantir o equilíbrio certo entre enfrentar os tipos mais prejudiciais de conteúdo … e não censurar o debate político”.
  • Os anúncios políticos haviam sido banidos da rede social em 2019, quando o então CEO Jack Dorsey afirmou que “o alcance da mensagem política deve ser conquistado, não comprado”.

Impacto nas eleições de 2024 nos EUA

  • A decisão de liberar os anúncios políticos pode ter implicações significativas nas próximas eleições presidenciais dos Estados Unidos, marcadas para 2024, segundo informações da Engadget.
  • O X disse que está em processo de contratação de pessoal para supervisionar as políticas de segurança e eleições, “para se concentrar no combate à manipulação, no surgimento de contas inautênticas e no monitoramento de perto da plataforma em busca de ameaças emergentes”.
  • No entanto, especialistas são céticos em relação à eficácia desse tipo de controle, ainda mais em um momento de grande divisão política no centro do debate político norte-americano.

Em busco de novas receitas com publicidade

  • A volta dos anúncios políticos também é considerada como uma forma da empresa de recuperar a receita perdida com publicidade nos últimos meses.
  • Muitos anunciantes deixaram o Twitter após fortes críticas sobre a falta de controle em relação aos conteúdos postados nas redes sociais, especialmente fake news.
  • A ARK Invest, por exemplo, reduziu a participação da empresa na rede social em 47% desde a aquisição de Elon Musk (veja mais clicando aqui).
  • Em meio ao cenário, Musk deixou o cargo de CEO da empresa, sendo substituído por Linda Yaccarino, ex-chefe de publicidade da NBCUniversal da Comcast.
  • Recentemente, ela afirmou que a plataforma está “perto do ponto de equilíbrio”.
  • “Coca Cola, Visa, State Farm, eles estão voltando – as últimas semanas foram de crescimento contínuo da receita”, disse Yaccarino.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!