Covid: EUA aprovam vacinas Pfizer e Moderna com nova fórmula

Vacinas têm como foco uma variante da Covid e, depois das recomendações para uso, poderão ser usadas em maiores de 12 anos
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 11/09/2023 19h33
Vacinas-Covid-19-1
Imagem: M-Foto/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de serviços de saúde nos Estados Unidos, aprovou as vacinas Pfizer e Moderna com novas fórmulas contra a Covid. Essas novas versões não são de reforço, como as que foram lançadas no ano passado, mas são feitas com componentes de variantes que se espalharam este ano.

Leia mais:

Novas vacinas contra Covid

  • Ambas as vacinas da Pfizer e da Moderna são monovalente e, segundo o The New York Times, têm como alvo subvariantes da Ômicron.
  • Mais especificamente, a nova fórmula combate a variante XBB.1.5, conhecida por aqui como Kraken. O Olhar Digital já falou sobre ela neste link.
  • Isso porque essa cepa se expandiu nos Estados Unidos e é responsável por outra mutação, a EG.5, conhecida como Eris, que se tornou a mais difundida no país. O Olhar Digital falou sobre ela aqui.
Profissional da saúde com ampola da Pfizer e seringa
Assim que as recomendações das vacinas forem divulgadas, as doses poderão ser aplicadas (Foto: lakshmiprasada S/Shutterstock)

Quem pode tomar as novas vacinas

A FDA aprovou as novas vacinas para pessoas com 12 anos ou mais. Em casos emergenciais, crianças entre 6 meses e 11 anos de idade também podem receber a dose.

Recomendações

A FDA ainda acrescentou que a fórmula das vacinas pode precisar de uma atualização anual.

Além disso, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos ainda vão discutir recomendações para o uso e aplicação das vacinas nesta terça-feira (12). Caso divulguem os resultados no mesmo dia, os imunizantes poderão estar disponíveis para a população até o final de semana.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.