Pode não parecer, mas ainda estamos no inverno. A partir das 3h50 deste sábado (23) a primavera começa oficialmente e com ela um aumento (mais um) das temperaturas no Brasil, com a atual onda de calor extremo chegando em seu pico durante o fim de semana.

Onda de calor extremo atinge o Brasil

Desde o último dia 20 o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste em alerta vermelho de calor extremo (veja mais) até o final de semana.

publicidade

Leia mais:

De acordo com o Climatempo, nos próximos dois dias “Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul, Tocantins, o interior do Maranhão e do Piauí e o oeste da Bahia e de Minas Gerais,  o oeste, o norte do estado de São Paulo e a parte norte Noroeste do Paraná”, podem ter temperaturas acima dos 40°C.

publicidade

O que você precisa saber?

  • Onda de calor fez o Inmet colocar alerta vermelho em nove estados;
  • As temperaturas podem passar dos 40°C em algumas regiões;
  • O nível de calor esperado atingirá níveis perigosos, colocando especialmente a população mais vulnerável em risco (enfermos e idosos).

De acordo com o Inmet, é esperada uma piora a partir desta sexta-feira (22). As temperaturas máximas devem passar dos 40°C em áreas das regiões Centro-Oeste e Norte, além do interior de São Paulo, especialmente. Na capital paulista, são esperadas temperaturas máximas acima dos 35°C a partir de sexta-feira.

El Niño
Nasa capta imagem do El Niño – fenômeno meteorológico que eleva as temperaturas — Foto: Sentinel-6 Michael Freilich / Nasa

Super El Niño ainda está no começo

O Super El Niño ainda está apenas no começo. A informação é do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que soltou o alerta dizendo que, apesar do estrago climático em partes do Brasil nas últimas semanas, o fenômeno climático ainda não chegou em seu auge.

publicidade

Segundo o órgão, situações similares ao recente ciclone no Rio Grande do Sul podem ocorrer nos próximos meses. A previsão é de chuvas acima da média para o sul do Brasil até novembro, com cerca de 100 municípios gaúchos já tendo sido afetados pelas inundações decorrentes das precipitações históricas (veja mais)

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!