A BYD lançou oficialmente o SUV Yangwang U8 na China. O modelo, também confirmado no Brasil, foi revelado no início do ano e faz parte da submarca de luxo da gigante chinesa (a Yangwang). Além de não economizar em sofisticação e potência, o utilitário promete se sair muito bem fora da estrada.

A prova disso é que, segundo a empresa, o veículo foi o primeiro eletrificado feito em larga escala a superar o Pico Bilutu (ou “Everest do Deserto”) — a maior duna de areia estacionária mundo com 487 metros de altura. 

Vídeo relacionado

Assista ao feito no vídeo abaixo:

Leia mais:

publicidade

Como é o SUV Yangwang U8

  • O U8 é um híbrido plug-in (carrega “na tomada”) equipado com quatro motores elétricos (dois por eixo) de 1.200 cavalos e 103,5 kgfm de torque.
  • O SUV vai de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos (a velocidade máxima é limitada a 200 km/h).
  • Apesar de ser um carro híbrido, o SUV roda até 180 km no modo elétrico.
  • O motor a gasolina é um 2.0 turbo de quatro cilindros que funciona com uma espécie de “gerador”, enviando energia para a bateria.
  • Falando em bateria, a do SUV Yangwang U8 possui 49 kWh de capacidade, pode alimentar outros eletrônicos por horas e carrega de 30% a 80% em cerca de 18 minutos (usando carregador rápido de corrente contínua de até 110 kW).
  • O veículo pesa mais de 3 toneladas (3.460 kg) e possui 5,3 metros de comprimento.
Com tanque cheio e bateria carregada, a autonomia combinada do SUV é de até 1.000 km. Imagem: Divulgação/BYD

Entre os recursos extravagantes do carro estão: a possibilidade de fazer curvas em 360º, continuar andando na estrada mesmo com pneu furado e até flutuar na água. Segundo as informações do fabricante, o SUV consegue “navegar” por até 30 minutos.

A última função, no entanto, é um recurso de emergência desenvolvido para inundações. A empresa não recomenda que os motoristas testem o recurso sem necessidade, já que o veículo deve passar por inspeção completa após o uso.

publicidade

Tecnologia

  • O U8 conta ainda com muitos sensores: 3 LiDAR, 5 radares de ondas, 14 sensores ultrassônicos e 16 câmeras.
  • Uma dupla de processadores NVIDIA Drive Orin cuida dos recursos de assistência de direção, como o estacionamento autônomo.
  • No interior, o U8 possui várias telas: uma OLED e curva de 12,8″, duas telas de 23,6″ (para o motorista e carona), duas adicionais para os passageiros no banco traseiro e uma menor no console entre os assentos traseiros. 
Interior do BYD Yangwang U8.
Interior do BYD Yangwang U8. Imagem: Divulgação/BYD

Por fim, também estão inclusos: head-up display, controle por voz, três carregadores por indução, teto solar, refrigerador, bancos em couro com massagem e sistema de áudio surround Dolby Atmos.

Confirmado no Brasil

A BYD já confirmou em maio que também trará o modelo para o Brasil. O anúncio foi feito na conta oficial da montadora no Instagram.

publicidade
https://www.instagram.com/p/CsRvYkgOSK0/

Preço do BYD Yangwang U8 

Na China, o utilitário off-road sai pelo equivalente a US$ 150.000, cerca de R$ 744 mil em conversão direta e sem impostos.

No Brasil, o preço oficial do modelo ainda não foi confirmado, mas certamente deve superar a marca de R$ 1 milhão. Ainda não há uma data estimada para a chegada do veículo ao mercado nacional.