O rover Perseverance acabou de bater o recorde de viagem mais longa realizada com piloto automático em Marte. O veículo percorreu cerca de 759 metros em uma região particularmente perigosa, conseguindo desviar de rochas e obstáculos que os orbitadores no espaço não conseguem captar.

As viagens do Perseverance são geralmente traçadas manualmente por pesquisadores aqui na Terra a partir de imagens feitas por sondas na órbita de Marte. No entanto, a navegação automática AutoNav mostrou que ela pode ser tão segura quanto, realizando manobras e desvios de rochas escondidas dos orbitadores.

publicidade

Leia mais:

Recorde quebrado pelo Perseverance

A viagem aconteceu em um campo rochoso conhecido como Snowdrift Peak. O rover chegou no leste da região no final de junho, fez duas paradas para inspecionar rochas e seguiu viagem. Para atravessar o local em linha reta, seria necessário percorrer cerca de 520 metros. 

publicidade

No entanto, no final de julho, quando o Perseverance chegou na borda oeste do Snowdrift Peak, ele havia registrado mais de 200 metros extras, quebrando o recorde anterior de 699 metros. Os pesquisadores acreditam que essa diferença é muito provavelmente as manobras realizadas pelo piloto automático em torno das pedras escondidas na região. Sem o sistema, os pesquisadores precisariam traçar um caminho que contornasse o local, uma viagem que levaria semanas. Mais tempo dirigindo significa menos tempo para ciência.

Representação artística do rover Perseverance em Marte. Crédito: Merlin74 – Shutterstock

Sistemas de navegação automática já são implementados pela NASA desde 1997, quando o Sojourner, o primeiro rover marciano, foi lançado. Ele funcionava com um navegador baseado em silício para se desviar de rochas, no entanto, tinha uma memória tão pequena que precisava parar a cada 13 centímetros para reavaliar a rota.

publicidade

Com melhorias, essa distância aumentou a cada rover que foi enviado para o Planeta Vermelho. Agora com o Perseverance, câmeras poderosas e um super computador para processamento de imagens fazem com que não seja necessário parar e decidir para onde ele deve ir.

Atualmente o Perseverance se encontra em sua quarta campanha científica, explorando regiões internas da borda oeste da cratera de Jezero. A região é rica em carbonatos e pode lançar luz sobre a busca por vida microbiana antiga em Marte.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!