Já circulam em São Paulo carros da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) com câmeras instalados no teto. De longe, eles até lembram automóveis autônomos, mas ainda precisam de motorista e servem para um fim específico: fiscalizar as cerca de 54 mil vagas do estacionamento rotativo (Zona Azul) na capital paulista.

Como é a fiscalização

  • Os veículos não aplicam multas automaticamente e também possuem GPS a bordo.
  • As câmeras contam com tecnologia de reconhecimento de placa OCR (“Optical Character Recognition” ou reconhecimento ótico de caracteres em português).
  • Elas transmitem imagens da placa de um carro estacionado irregularmente nas vagas para uma central de agentes da CET.
  • Com o conteúdo e também a localização do veículo, basta ir até o local para realizar a autuação.
  • Atualmente, 80 carros estão atuando.
  • As informações são do Uol.
Carro que “dedura” infração de trânsito circula em São Paulo
Veículos ainda não aplicam multas automaticamente. Imagem: Divulgação

Leia mais:

Aplicação de multa automática

O plano é que os veículos multem automaticamente os infratores sem interação com agentes. Para isso, é preciso que a nova regulamentação de fiscalização automática do Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) comece a valer, o que ainda não aconteceu.

Segundo o texto, a autuação por estacionamento irregular poderá ser feita até por câmeras fixas, desde que consigam registrar imagens das placas em boa qualidade e gerar fotos que mostrem o local onde o veículo está estacionado. Dados como data, hora e endereço também devem aparecer nas imagens.

publicidade

Pagamento de multas por Pix e cartão

Falando em multa, vale lembrar que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou em abril uma resolução que permite pagar infrações por Pix, cartão de crédito ou boleto bancário.

As multas que serão aceitas nessa nova modalidade são as emitidas por órgãos federais — Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a Agência Nacional Transportes Terrestres (ANTT). Saiba mais aqui.