Na manhã desta quinta-feira (28), a administração do Parque Nacional de Northumberland, na Inglaterra, revelou que a icônica árvore da Fenda Sycamore (Sycamore Gap), a mais fotografada do país, foi derrubada em um ato de vandalismo. 

“Infelizmente, a famosa árvore de Sycamore Gap caiu da noite para o dia. Temos razões para acreditar que ela foi deliberadamente derrubada”, diz um comunicado emitido pela administração do parque. “Pedimos ao público que não visite o local neste momento, enquanto trabalhamos com nossos parceiros para identificar o que aconteceu e tornar o local seguro”. 

publicidade

De acordo com a BBC News, o suspeito pelo crime, um adolescente de 16 anos, foi apreendido e está sob custódia para investigação.

Localizada perto da Muralha de Adriano, erguida na era romana para evitar a invasão de bárbaros, esta árvore majestosa apareceu no filme “Robin Hood”, de Kevin Costner, em 1991, atraindo ainda mais a atenção de visitantes de todo o mundo.

publicidade

Ela foi eleita a “Árvore Inglesa do Ano”, em 2016, pelo Woodland Trust, a maior entidade de conservação de florestas no Reino Unido.

Leia mais:

publicidade

Internet lamenta a derrubada da árvore de Sycamore Gap

Não demorou muito para que as redes sociais fossem tomadas por registros saudosos deste marco da natureza de renome mundial e pesares sobre o ocorrido. 

Steven Bridgett, parlamentar do condado de Northumberland, compartilhou no X (ex-Twitter) uma foto da árvore caída. “Ela definitivamente foi derrubada usando uma motosserra”. 

publicidade

“Eu estava aqui na Sycamore Gap há apenas cinco semanas. Não posso acreditar que as gerações futuras não terão a alegria de experimentar este lugar lindo e icônico como eu tive”, escreveu a ex-CEO de uma instituição de abrigo para crianças, Luen Thompson.

Confira outros depoimentos e homenagens à simbólica árvore de mais de 300 anos:

https://twitter.com/zackary71/status/1707409020049363138
https://www.instagram.com/p/CxuvGbRgCbY/
https://www.instagram.com/p/Cxu1hgpKcHW
https://www.instagram.com/p/CxvW6QXMyhn/