Filho de Mauricio de Sousa perde processo contra a Amazon

Desembargadores de São Paulo negam indenização a Maurício Takeda; ele comprou placa de vídeo de R$ 14,5 mil e recebeu potes de areia
Por Rodrigo Mozelli, editado por Bruno Capozzi 29/09/2023 01h54, atualizada em 29/09/2023 09h03
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Imagem: Reprodução/Redes sociais
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Os desembargadores da 26ª Câmara de Direito Privado de São Paulo decidiram, por unanimidade, negar a indenização solicitada por Maurício Takeda e Sousa, filho do famoso cartunista Mauricio de Sousa, em ação contra a Amazon.

O caso teve início em outubro de 2022, quando Maurício realizou a compra de uma placa de vídeo no valor de R$ 14,5 mil, mas recebeu um pacote contendo três potes cheios de areia. Maurício registrou em vídeos a abertura da encomenda, divulgando-os nas redes sociais.

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Ao perceber a troca equivocada, ele prontamente entrou em contato com a empresa e, após 19 dias, recebeu o produto correto.

  • Conforme o g1, a ação movida por Maurício exigia indenização de R$ 73 mil, alegando que o incidente causou sérios danos à sua saúde mental e também o impediu de realizar uma viagem programada;
  • No entanto, o juiz responsável pelo caso na primeira instância julgou a ação improcedente. Em sua decisão, ele afirmou que a Amazon enviou o produto correto em prazo razoável e que prestou assistência ao requerente até a solução do problema;
  • Mesmo considerando que o incidente possa ter sido um gatilho para crises de ansiedade, o juiz entendeu que não havia motivo para indenização, classificando-o como “mero aborrecimento”;
  • Inconformada com a decisão, a defesa de Maurício recorreu, porém, o recurso foi negado pelos desembargadores da 26ª Câmara de Direito Privado de São Paulo;
  • Os magistrados, tiveram a mesma opinião do juiz: o prazo de 19 dias para a nova entrega foi considerado razoável e o caso foi tratado como “mero aborrecimento”, não configurando dano moral.

Após a negativa do recurso, Maurício Takeda expressou sua insatisfação nas redes sociais: “Perdi a ação e recurso contra a Amazon. Receber uma caixa de areia mijada, ter tido uma das piores crises de ansiedade da vida e ter que me expor nas redes sociais para que resolvessem o golpe, para a justiça, não passou de um ‘mero aborrecimento’. Boa sorte aos que passarem por alguma situação parecida.”

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Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.