Pesquisadores desenvolvem vacina contra superbactérias hospitalares

O imunizante proporciona proteção rápida contra oito espécies diferentes de bactérias e fungos
Por Alisson Santos, editado por Ana Luiza Figueiredo 06/10/2023 05h44
Vacina
Imagem: Numstocker/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um grupo de pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia (USC), nos Estados Unidos, desenvolveu uma fórmula para prevenir infecções graves por patógenos resistentes aos medicamentos — como as superbactérias.

“A pandemia estimulou uma inovação sem precedentes no desenvolvimento de vacinas, onde o financiamento federal e as parcerias universidade-indústria foram decisivas para traduzir descobertas promissoras de laboratórios acadêmicos para o bem de todos”, disse Ishwar K. Puri, vice-presidente sênior de pesquisa e inovação da USC.

Leia mais

A descoberta

  • Durante os testes em camundongos, o estudo — administrado em dose única — conseguiu colocar as células imunológicas no modo “Incrível Hulk”, proporcionando proteção rápida contra oito espécies diferentes de bactérias e fungos;
  • Segundo o Medical Xpress, essa vacina experimental utiliza uma abordagem diferente: ela esgota o suprimento pré-existente do corpo de células imunológicas devoradoras de patógenos (macrófagos), que digerem bactérias, fungos e outros agentes nocivos;
  • Esses combatentes são encontrados em todos os tecidos, e neutralizam rapidamente os invasores — que, por sua vez, poderiam se multiplicar rapidamente e sobrecarregar as defesas do corpo;
  • “É um sistema de alerta precoce. É como se a Segurança Interna emitisse um alerta de terrorismo. ‘Todos, mantenham os olhos abertos. Fiquem atentos a pacotes suspeitos’”, afirma Brad Spellberg, autor sênior.

“Isso é muito diferente do desenvolvimento de novos antibióticos”, disse Jun Yan, Ph.D., primeiro autor do estudo. “Isso significa usar nosso próprio sistema imunológico para lutar contra diferentes superbactérias, o que é uma abordagem diferente de qualquer outra.”

Essa vacina é composta por três ingredientes, sendo dois já utilizados em outros imunizantes aprovados pela FDA. O terceiro é um pequeno pedaço da superfície de um fungo encontrado na pele humana.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alisson Santos
Redator(a)

Alisson Santos é estudante de jornalismo pelo Centro Universitário das Américas (FAM). Atualmente é redator em Hard News no Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.