Os drones militares não são as únicas armas mortais que sobrevoam os campos de batalha. Hoje, arsenais militares contam ainda com mísseis hipersônicos, foguetes inteligentes, projéteis guiados por GPS e até morteiros que pousam no ponto certo para causar mais dano.

Para se adaptar a essa nova realidade, os Estados Unidos criaram o IFPC-HEL, sigla para laser de alta energia com capacidade de proteção indireta em português. 

publicidade

Leia mais:

Como funciona o novo sistema de defesa?

  • O sistema de defesa moderno conta com um laser de 300 kW.
  • A arma consegue mirar e destruir foguetes, artilharia, morteiros e até pequenas aeronaves muito antes de atingirem os alvos.
  • Esta semana, a sofisticada arma deu mais um passo importante.
  • Após anos de trabalho, os militares americanos escolheram a Lockheed Martin para fabricá-la.
Imagem: Divulgação/Lockheed Martin

Para isso acontecer, a empresa recebeu do Exército dos EUA um contrato de valor não revelado para fabricar e entregar nada menos que quatro unidades do laser baseado na “mais poderosa tecnologia de energia dirigida de estado sólido” da empresa, o laser High Energy Laser Scaling Initiative (ou HELSI).

publicidade

Mais especificações da arma ainda não foram divulgadas oficialmente. Por enquanto, também não há estimativa para quando os lasers estarão em ação, diz o Autoevolution.

Desenvolvimento começou em 2019

  • O trabalho no sistema de defesa começou em 2019 com um protótipo chamado ‘Demonstrador de Veículo Tático a Laser de Alta Energia’ (HEL-TVD, na sigla em inglês).
  • Até então, o veículo era equipado com um laser de classe de 100 kW da Lockheed Martin.
  • O novo IFPC triplica o poder de fogo com um laser de 300 kW que será usado em conjunto com outros meios de defesa para proteger alvos importantes de armas inimigas.