A Suzuki vai aproveitar a feira Japan Mobility Show 2023 que começa na próxima quinta-feira (26) para ir além dos automóveis e revelar como imagina o futuro da mobilidade urbana.

A montadora japonesa confirmou que levará uma série de conceitos para o evento. Talvez o mais radical deles seja o MOQBA (ou “Modular Quad Based Architecture“).

Como é o novo dispositivo de mobilidade da Suzuki

  • Como o nome em inglês indica, se trata de um compacto veículo modular com quatro rodas e pernas articuladas para superar obstáculos.
  • O pequeno modelo elétrico parece que saiu de um filme de ficção e conta com outro recurso interessante na manga: a capacidade de subir escadas sozinho. 
  • A função inclui pessoas que lidam com problemas de locomoção como público-alvo do produto e que ainda “enfrentam barreiras no transporte” mesmo em grandes centros, destaca a empresa.
  • Assim como um quadriciclo mais comum, o veículo-conceito tem assento e guidão.
  • O chassi fica conectado a um par de trilhos, cada um equipado com duas pernas articuladas e rodas. 
As pernas permitem superar terrenos irregulares e obstáculos. Imagem: Divulgação/Suzuki

Leia mais:

O veículo também pode ser acoplado a diversos acessórios, informa a Suzuki. Essa modularidade torna o dispositivo bem versátil. Além do uso para deslocamentos diários, o MOQBA também pode servir como cadeira de rodas ou até veículo de entregas, por exemplo, conforme mostra a imagem divulgada pelo fabricante: 

publicidade
Imagem: Divulgação/Suzuki

Além disso, o design compacto significa que o veículo consegue trafegar mesmo em locais onde carros ou motocicletas comuns não entram, algo útil também em emergências.

No fim, como ainda é um veículo conceitual, nenhum outro detalhe sobre especificações ou disponibilidade foi revelado. No entanto, a Suzuki acredita que a novidade pode revolucionar a mobilidade urbana.