Um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia (Georgia Tech) desenvolveu um método robótico alternativo que consegue localizar humanos por ruídos produzidos naturalmente pelo corpo quando está em movimento.

Com essa tecnologia, os robôs poderão identificar a presença de pessoas no mesmo ambiente — evitando colisões e até possíveis acidentes, por exemplo.

A tecnologia

  • Em um artigo publicado no arXiv, os pesquisadores descrevem o sistema como “uma ampla gama de sistemas robóticos”;
  • O método de localização acústica depende de algoritmos de aprendizado de máquina, e, para funcionar, a equipe teve que compilar um conjunto de dados para treinar essa plataforma;
  • Esse conjunto de dados foi chamado de Robot Kidnapper, e contém 14 horas de gravações de áudio de alta qualidade e imagens de câmera com visão 360;
  • Essas gravações foram coletadas em testes experimentais que envolveram movimentos humanos ao redor de um robô.

 Muitas vezes, na robótica, a detecção acústica humana exige que a pessoa produza sons estranhos, como falar ou bater palmas. Com base nesses interesses, queríamos ver se os sons sutis e incidentais que os humanos produzem inadvertidamente enquanto se movem podem ser aquele sinal ‘livre’.

Mengyu Yang, um dos autores do artigo, em entrevista ao TechXplore.

“Para coletar o conjunto de dados, registramos os participantes movendo-se em torno de um robô Stretch RE-1 em vários níveis de ‘furtividade’ (por exemplo, andando silenciosamente, andando normalmente, etc.)”, disse Yang. “Com esses dados, somos capazes de treinar modelos de aprendizado de máquina que captam áudio na forma de espectrogramas e preveem se há realmente uma pessoa por perto e, em caso afirmativo, sua localização em relação ao robô.”

Leia também:

publicidade

Novo robô humanoide trabalha nos armazéns da Amazon

A Amazon anunciou mais um robô para separar as encomendas nos armazéns da empresa. Trata-se do Digit, um robô humanoide capaz de se mover, agarrar e manusear itens. Ele faz parte da ambição da Big Tech em aumentar a eficiência de suas entregas por meio do investimento em robótica e IA.

Confira mais detalhes sobre a novidade aqui.