Os filmes de terror exercem uma grande atração sobre o público, sendo uma escolha frequente nos serviços de streaming e garantindo sucessos de bilheteria nos cinemas. Mesmo que haja aqueles que não apreciem esse gênero, é curioso observar como a maioria das pessoas aprecia a sensação de ser surpreendida, tomar sustos, sentir o coração acelerar e experimentar calafrios. 

De fato, muitas obras de terror conseguem habilmente manipular nossas emoções. Quando pensamos em cenas memoráveis ou que marcaram nossa memória, muitas vezes nos vem à mente algum momento de um filme de terror. 

publicidade

Com isso em mente, decidimos compilar uma lista com 10 cenas que estão entre as mais aterrorizantes da história do cinema de terror. Acompanhe abaixo para descobrir quais são!

A Bruxa de Blair – a cena final

“A Bruxa de Blair” aterrorizou a todos devido à sua campanha de marketing viral e ao seu estilo de filmagem Found Footage, que fez muitos acreditarem que o filme era um documentário real. 

publicidade

O ponto mais alto do filme é a sua inesquecível e assustadora cena final. O momento acontece na casa abandonada do eremita Rustin Parr, e as imagens finais não são claras, o que deixa tudo mais amedrontador ao abrir espaço para nossa imaginação. Entretanto, a visão de Mike parado em um canto encarando a parede é suficiente para nos causar pesadelos noturnos. 

“A Bruxa de Blair” está disponível para assinantes do HBO Max.

publicidade

Leia também:

Audition – cena de tortura

“Audition” é um filme japonês dirigido pelo controverso Takashi Miike. Amplamente elogiado pela crítica, muito do sucesso do longa se deu por sua mudança drástica de tom que pegou muita gente, indo de um aparente drama romântico para um filme de terror. 

publicidade

A trama segue um homem viúvo que decide realizar uma falsa audição para um filme com o objetivo de encontrar uma nova esposa. Entretanto, a mulher escolhida revela ser muito mais aterrorizante do que ele jamais imaginou. O ponto culminante dessa reviravolta é a icônica cena de tortura final.

“Audition” está disponível para alugar e comprar no Apple TV.

O Exorcista – Regan girando a cabeça 360 graus

“O Exorcista” é um dos maiores clássicos do terror de todos os tempos. Extremamente influente, este filme dirigido por William Friedkin está repleto de cenas aterrorizantes e icônicas que entraram para o imaginário popular.  

Mas o momento em que Regan, a garota possuída por uma entidade demoníaca, gira a sua cabeça em uma rotação de 360 graus, é uma das cenas mais famosas do cinema. 

“O Exorcista” está disponível para assinantes do HBO Max.

O Iluminado – Machadada na porta

Outro clássico do terror que é repleto de cenas assustadoras é “O Iluminado” de Stanley Kubrick. Mas, sem dúvidas, o momento mais memorável é o que Jack Torrance (Jack Nicholson) dá várias machadadas na porta, coloca a cabeça na fissura e solta a famosa frase “here’s Johnny” com um sorriso sádico. 

Mas vale citar que todo o momento final, que inclui essa cena, a cascata de sangue saindo do elevador e a perseguição do labirinto na neve, é imbatível com um dos mais assustadores do cinema. 

“O Iluminado” está disponível para assinantes do HBO Max.

Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver – Zé do Caixão vai ao inferno

Representante brasileiro da lista, “Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver” é uma das maiores obras do nosso cinema. O longa é uma continuação de “À Meia-Noite Levarei Sua Alma” (1964), ambos dirigidos e estrelados por José Mojica Marins, que encarna seu famoso personagem Zé do Caixão.  

A grande cena desse filme é quando Zé do Caixão tem um pesadelo onde a morte aparece no seu quarto e o arrasta pelo chão até um cemitério. No local, mãos emergem das sepulturas e o puxam em direção ao infernal. A partir desse ponto, a sequência adota brevemente cores intensas, que contrastam com o estilo predominantemente preto e branco do filme, criando uma experiência psicodélica e perturbadora. 

“Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver” está disponível de graça no Youtube. Também disponível para assinantes do Looke.

Prelúdio Para Matar – cena do boneco de porcelana

Dirigido pelo mestre Dario Argento, “Prelúdio Para Matar” é um filme do subgênero Giallo que apresenta cenas de assassinatos criativos e arrepiantes. Entretanto, há uma cena extremamente aterrorizante no filme que envolve um boneco de porcelana.  

Inesquecível, esse momento é marcado por uma construção de tensão bem conduzida, com o surgimento inesperado de um boneco animatrônico de porcelana vestindo um smoking e com um sorriso bizarro no rosto. 

“Prelúdio Para Matar” está disponível para assinantes do HBO Max.

O Príncipe das Sombras – a mão do diabo através do espelho

O segundo título da chamada “Trilogia do Apocalipse” de John Carpenter, “O Príncipe das Sombras” é um filme de terror que aborda a chegada de Satanás à Terra e o desencadeamento do apocalipse.  

O filme é sensacional do início ao fim, mas seus momentos finais são um dos mais aterrorizantes já vistos no gênero de terror. A cena envolve, além de vários outros elementos, a abertura de um portal dimensional através de um espelho, onde emerge a mão de Satanás, que é puxada para fora por uma das pessoas sob o seu controle. 

A Mansão Marsten – vampiro na janela

Adaptação do romance “A Hora do Vampiro” de Stephen King, “A Mansão Marsten” é uma obra de vampiros dirigida pelo mestre Tobe Hooper. 

Repleta de momentos assustadores, a cena mais arrepiante e inesquecível é a do menino transformado em vampiro flutuando em frente à janela de seu irmão. Com uma cara pálida e um sorriso demoníaco, o menino arranha o vidro da janela, pedindo para ser convidado a entrar. 

Pavor na Cidade dos Zumbis – cena do vômito

O diretor italiano Lucio Fulci é famoso por suas produções de terror gore. Uma das cenas mais icônicas e grotescas realizadas por Fulci ocorre no sensacional “Pavor na Cidade dos Zumbis”. Na trama, o suicídio de um padre desencadeia a abertura de um portal para o inferno, resultando na ressurreição dos mortos. 

A cena em questão apresenta uma das mortes mais perturbadoras já registradas no cinema. Um jovem casal está trocando carícias em um carro quando a moça avista o fantasma do padre falecido. De repente, os olhos da jovem começam a derramar lágrimas de sangue e, logo em seguida, ela vomita seus órgãos internos. A seguir, o rapaz tem seu couro cabeludo arrancado de forma brutal.

 “Pavor na Cidade dos Zumbis” está disponível para assistir de graça no Youtube.

O Massacre da Serra Elétrica – cena do jantar e o vovô com o martelo

Para muitos fãs de terror, ninguém conseguiu capturar a maldade em seu estado mais puro e direto como o cineasta Tobe Hooper nesta obra-prima. A família de Leatherface, os Sawyers, é realmente assustadora, e a cena do jantar só comprova isso. 

Mas o ponto máximo dessa cena é quando os membros da família colocam um martelo nas mãos do vovô Sawyer para atingir Sally. A figura decrépita do velho, que mal consegue segurar a arma, configura é um dos momentos mais cruéis e sádicos já filmado.

“O Massacre da Serra Elétrica” está disponível para alugar e comprar no Amazon Prime Video e Apple TV.