Confira o Olhar Digital News na íntegra

Sol furioso? Atividade máxima vem antes do previsto e pode começar em 2024! Veja outros destaques desta edição
Por Júlia Dal Rovere, editado por Bruno Capozzi 31/10/2023 21h19, atualizada em 31/10/2023 21h21
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Esses são alguns destaques da edição desta terça-feira (31): 

A tecnologia pode ser uma aliada da produção sustentável no agro

Haja produção agrícola: nos próximos 30 anos, será preciso alimentar 10 bilhões de pessoas, 30% a mais do que atualmente, segundo estimativas da ONU. A questão é como garantir a segurança alimentar do mundo e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente. A resposta pode estar em soluções como a recuperação de pastagens degradadas, que podem ser convertidas para a agricultura. A boa notícia é que inovações como o desenvolvimento de novas sementes, adequadas para vários tipos de solo, além do avanço tecnológico do maquinário agrícola e técnicas como o plantio direto (em que as sementes são plantadas no solo não revolvido e os restos de vegetação da superfície são mantidos) vêm facilitando a conversão de pastagens para a agricultura. Para entender mais sobre o assunto, recebemos a nossa colunista Carla Aranha.

Apenas 1% dos compostos químicos são conhecidos pela ciência

O Universo está inundado com bilhões de compostos químicos, mas identificamos apenas 1% deles. Cientistas acreditam que os compostos químicos ainda não descobertos poderiam ajudar a remover gases de efeito estufa ou desencadear uma descoberta médica revolucionária, assim como a penicilina.

Máximo solar chega mais cedo e pode durar mais do que o previsto

O Sol atingirá o pico de seu atual ciclo de atividade em 2024, um ano antes das estimativas anteriores. A informação é do Centro de Previsão do Tempo Espacial (SWPC) da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos EUA.

Foguete Vulcan Centaur estreia na véspera de Natal levando Brasil à Lua

Em desenvolvimento pela United Launch Alliance (ULA) há sete anos, o foguete Vulcan Centaur deve, finalmente, fazer seu voo de estreia, após diversos adiamentos desde 2020. Conforme anunciado pela ULA no X (antigo Twitter), o voo inaugural do veículo está marcado para 24 de dezembro, véspera de Natal – o que nos remete a outro lançamento que também foi muito aguardado: o do Telescópio Espacial James Webb, que decolou no mesmo dia, em 2021.

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes sociais. Acompanhe! 

Júlia Dal Rovere
Redator(a)

Júlia Dal Rovere é estudante de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.