Um caranguejo medindo mais de 3 metros de diâmetro, com uma altura de quase 1,5m e que viveu 80 anos. Parece mentira, mas estamos falando de caranguejo-aranha japonês considerado o maior de todos os tempos e que ainda aparece no Guinness World Records, o Livro dos Recordes.

Leia mais

Caranguejos-aranha japoneses

  • No total, o animal mede 3,11 metros de garra a garra e tem uma altura de 1,43m.
  • O crustáceo tem uma história digna de filme.
  • Ele quase foi morto em um mercado de peixe japonês, mas acabou sendo salvo por um representante da Sea Life que o transportou para um tanque de água fria em Blackpool, Inglaterra.
  • Tratado como um verdadeiro membro de uma família, sua longa vida chegou ao fim em 2016, quando faleceu aos 80 anos.
  • Os caranguejos-aranha japoneses (Macrocheira kaempferi) podem viver de 50 a 100 anos, mas suas pernas continuam crescendo mesmo depois que seu corpo para.
  • As informações são do IFLScience.

Veja o caranguejo em ação:

Espécie corre o risco de extinção

As pernas longas dos caranguejos ajudam os animais a se deslocar e a alcançar algas e plantas no fundo do oceano. Eles também podem pegar esponjas marinhas para grudar em suas conchas como um meio de camuflagem.

publicidade

Os caranguejos-aranha japoneses raramente são vistos na natureza porque passam a maior parte do tempo no oceano profundo. No entanto, eles viajam para águas mais rasas durante a primavera, tempo de acasalamento.

Em função do risco de extinção, as autoridades proibiram a pesca dos animais durante a temporada de acasalamento.