A Apple fechou acordo com a Amazon para remover anúncios de concorrentes de páginas de iPhones, iPads, MacBooks e seus outros produtos, de acordo com um relatório do Business Insider. Esse acordo torna os resultados de busca e páginas de produtos da Apple mais limpo do que as de concorrentes.

Embora a Amazon ainda liste produtos concorrentes nas páginas de resultados de busca para produtos da Apple, ela limita os anúncios apresentados acima, abaixo e entre os resultados. Por exemplo, ao pesquisar pelo iPhone 15 na Amazon, você só verá um produto da Apple em um banner no topo da página, juntamente com outro banner de anúncio na parte inferior.

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Enquanto isso, pesquisas por dispositivos concorrentes, como o Samsung Galaxy S23, apresentam anúncios de outros produtos e serviços ao longo da página de resultados.

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Redução de anúncios

  • Além de limpar os resultados de busca da Apple, a Amazon também reduz a quantidade de anúncios nas páginas de produtos da marca;
  • Em vez de exibir anúncios de “produtos relacionados a este item” e itens com avaliação de “quatro estrelas e acima”, as páginas de produtos da Apple são relativamente livres de anúncios;
  • O mesmo não pode ser dito para páginas de produtos de empresas, como a Samsung, que costumam ser preenchidas com itens recomendados de outras marcas;
  • As páginas sem anúncios resultam de acordo feito pela Apple com a Amazon em 2018 para vender seus produtos na plataforma;
  • Um e-mail anteriormente divulgado pelo Comitê Judiciário da Câmara dos EUA, escrito por Jeff Wilke, ex-diretor de varejo da Amazon, afirmava que a Apple não queria direcionar vendas para outras marcas concorrentes nas páginas de busca ou detalhes de produtos.

Compensação à Amazon

Um porta-voz da Apple confirmou esse acordo ao The Verge, afirmando que a empresa limita a publicidade em espaços com certas consultas relacionadas à Apple. Ainda não está claro se a Apple compensa a Amazon pelo espaço de anúncio que está ocupando – e, se sim, em que medida. Afinal, o e-mail de Wilke para a Amazon mencionou que a Apple precisaria comprar esses espaços ou compensar a Amazon pela receita publicitária perdida.

Os “anúncios lixo” que a Amazon coloca em seu marketplace são um dos comportamentos que a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) aponta em seu processo antitruste contra a empresa, alegando que ela obtém “bilhões de dólares por meio do aumento da publicidade, apesar da piora em seus serviços para os clientes”. Ao evitar em grande parte essa prática, a Apple pode ter vantagem sobre outros varejistas na Amazon.