Ciência e Espaço

Saiba tudo sobre o lançamento do foguete Starship no Olhar Espacial

A partir deste sábado (18), a história da exploração espacial alcança um novo patamar com o lançamento do foguete Starship, da SpaceX
17/11/23 08h38

O megafoguete Starship decola novamente neste sábado (18), após lançamento fracassado em abril. Crédito: SpaceX

Finalmente, após quase sete meses de espera desde a primeira tentativa de voo do megafoguete Starship (que terminou em uma explosão, em abril), a SpaceX foi autorizada a lançar o veículo novamente. 

Com 120 metros de altura, o maior foguete já construído na história da humanidade – e o mais poderoso de todos os tempos – vai decolar da Starbase, instalação da empresa em Boca Chica, no sul do Texas, neste sábado (18), às 10h da manhã (pelo horário de Brasília).

Como não poderia ser diferente, o Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (17) vai ser todo dedicado a este marco na história da exploração espacial – que será transmitido em tempo real em todas as plataformas do Olhar Digital – no site, no canal do YouTube e nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.

Leia mais:

Para este que está sendo chamado de segundo voo de teste integrado do Starship, foram feitas atualizações pela SpaceX, tanto no veículo quanto na plataforma de lançamento. Algumas dessas adaptações foram resultado dos dados do voo um, enquanto outras foram realizadas de acordo com as 63 ações corretivas determinadas pela FAA após o incidente.

Tudo isso e muito mais será abordado em um bate-papo superinteressante com o professor universitário Luzardo Júnior, que além de astrônomo amador, também é piloto de aeronaves, pós graduado em astrobiologia e coordenador de astronáutica do GEDAL – Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina, no Paraná.

Luzardo Júnior é o convidado desta sexta-feira (17) do Programa Olhar Espacial. Crédito: Arquivo pessoal

Na edição desta noite, também vamos entender como o Starship deve levar a exploração espacial para uma nova etapa a partir deste teste, caso seja bem sucedido.

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitter (X)LinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Também estamos no WhatsApp e no Telegram, participe!

Deixe sua opinião
Tags