Siga o Olhar Digital no Google Discover
Berlim, capital da Alemanha, anunciou o plano de criar um trem sustentável de levitação magnética (maglev). A intenção é construir uma pista de testes de cinco a sete quilômetros para o projeto, que conta com um investimento de 80 milhões de euros (mais de R$400 milhões) do fundo climático da cidade.
Ofertas
Por: R$ 19,90
Por: R$ 819,00
Por: R$ 22,90
Por: R$ 2.240,00
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 404,90
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 469,00
Por: R$ 5.610,00
Por: R$ 88,50
Por: R$ 19,99
Por: R$ 449,00
Por: R$ 597,00
Por: R$ 209,90
Por: R$ 499,00
Por: R$ 720,00
Por: R$ 1.481,05
Por: R$ 999,00
Por: R$ 419,00
Por: R$ 2.315,00
Por: R$ 379,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 788,40
Por: R$ 179,90
Por: R$ 1.200,00
Por: R$ 3.999,00
Por: R$ 1.319,00
Por: R$ 2.759,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 1.999,00
Por: R$ 473,00
A partir desse projeto, as autoridades de Berlim esperam reduzir o tráfego automóvel e as emissões de carbono.
Leia mais:
- Agência da Alemanha deixa X (Twitter) e condena discursos de ódio na plataforma
- Drone entrega mercadorias para regiões afastadas na Alemanha; veja
- Embraer e governo alemão ampliam parceria no setor aeronáutico
- Trem com novo sistema de levitação elétrica é testado na China
Ainda não foi especificada a localização do monotrilho de levitação magnética, mas a expectativa é que ele seja construído num local onde o trem possa ser utilizado pela população após a fase de testes.
As informações vêm do EuroNews que observa que a construção desse trem sustentável será mais rápido e barato de construir do que uma linha de metrô, podendo estrear num prazo de até dois anos.
Como funcionam os trens maglev?
- Os transportes de maglev, ou trens de levitação magnética, flutuam em cima dos trilhos graças aos materiais magnéticos usados em sua construção. Como explica o How Stuff Works, os trens maglev contam com um ímã de polo igual ao dos trilhos, causando a repulsão entre os dois.
- Após a levitação, a energia é fornecida dentro das bobinas das paredes da guia para criar um sistema único de campo magnético responsável por puxar e empurrar o trem ao longo da guia.
- Segundo o site, a falta de atrito nos trens maglev permite velocidades de transporte superiores a 500km/h.
Além do recém-anunciado projeto, a Alemanha teve outro trem de levitação magnética, o M-Bahn — ou Magnetbahn — que operou entre 1984 a 1991 na Berlim Ocidental com o objetivo de preencher a lacuna de transporte público causada pelo Muro de Berlim.