China prepara expansão e mudança de formato de sua própria estação espacial

A Estação Espacial Tiangong também poderá receber módulos adicionais que podem dobrar seu tamanho e mudar seu formato de T para uma cruz
Por Mateus Dias, editado por Lucas Soares 24/11/2023 10h31, atualizada em 24/11/2023 11h24
Logo da missão Tianzhou 7 que será lançada no inicio de 2024(Crédito: CMSA)
Logo da missão Tianzhou 7 que será lançada no início de 2024(Crédito: CMSA)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Agência Espacial Tripulada da China (CMSA) anunciou esta semana que a próxima missão de carga da Estação Espacial Tiangong, a Tianzhou-7, está se preparando para o seu lançamento no início de 2024. Até lá, a espaçonave passará por montagem, testes e outras tarefas antes do seu lançamento.

A espaçonave já foi transferida Local de Lançamento de Naves Espaciais de Wenchang, na província de Hainan, no sul da China. Até que seja lançada, a espaçonave passará por montagem, testes e outras tarefas.

Além disso, a CMSA também anunciou os quatro logotipos de suas missões programadas para acontecer em 2024: duas de carga, as Tianzhou-7 e Tianzhou-8, e duas tripuladas, as Shenzhou-18 e Shenzhou-19.

Leia mais:

Expansão da Tiangong

Desde que foi concluída em 2022, a China entrou num plano de 10 anos de aplicação e desenvolvimento da estação espacial. Nesse período o país pretende enviar duas missões tripuladas e uma a duas missões de carga para Tiangong anualmente.

Segundo Lin Xiqiang da CMSA, a China pretende no futuro lançar um modelo de extensão para a Tiangong. A estação espacial deixará de ter o formato de T atual, composto pelo módulo central Tianhe e os módulos de laboratório Wentian e Mengtian, e terá um formato de cruz.

Além disso, a estação poderá contar com mais dois módulos que dobrarão o tamanho da Tiangong.

Logos das próximas missões

O logo das missões de 2024 com destino a estação espacial já foram apresentados e fazem referência aos avanços da indústria espacial chinesa.

  • A Tianzhou-7 conta com um logo que mostra a espaçonave ao centro, simbolizando uma benção para missão. Além disso, a chama da espaçonave forma o número 7. 
  • Já a Tianzhou-8 tem a chama traseira no formato de 8, com as cores Azul, Amarelo e Vermelho, que representam a inclusão da causa espacial chinesa e o desenvolvimento diversificado e harmonioso da indústria espacial global.
  • O logo da missão Shenzhou-18 tem a Tiangong no centro, destacando o local onde a espaçonave da missão irá atracar. O número 18 está como plano de fundo.
  • O da missão Shenzhou-19 mostra um dragão ascendente que faz parte da mitologia chinesa. Além disso, o logo conta com 19 estrelas que representam a prosperidade da indústria espacial da China.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Também estamos no WhatsApp e no Telegram, participe!

Redator(a)

Mateus Dias é estudante de jornalismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é redator de Ciência e Espaço do Olhar Digital

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.