Foguete Vulcan leva DNA de CEO da ULA e cinzas de Star Trek ao espaço

Entre as cinzas lançadas ao espaço no primeiro voo do foguete Vulcan Centaur, estão as de ex-presidentes e estrelas da TV
Por Mateus Dias, editado por Flavia Correia 28/11/2023 11h15
Vulcan_Centaur_Launch
Renderização do foguete Vulcan Centaur, o veículo de lançamento de próxima geração da United Launch Alliance, que deve ser lançado em seu primeiro voo de teste no Natal. Crédito: United Launch Alliance
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, o foguete Vulcan Centaur, em desenvolvimento há sete anos, deve, finalmente, fazer seu voo de estreia. A United Launch Alliance (ULA) anunciou que o lançamento será no dia 24 de dezembro. Na ocasião, o veículo levará consigo o material genético do CEO da empresa e de sua esposa para o espaço, além dos restos mortais de pessoas ligadas à série original “Star Trek”.

Os materiais genéticos de Tory Bruno e Rebecca, sua esposa (ambos cientistas de foguetes), se juntam a dezenas de arquivos, restos mortais e DNA de outros “passageiros” que serão transportados pela empresa de sepultamento espacial Memorial Celestis Inc. Caso a missão aconteça conforme o planejado, a chegada no espaço marcará o 38º aniversário de casamento dos Brunos.

Entre as cinzas, estão as de Nichelle Nichols, que interpretou a oficial Uhura em Star Trek The Original Series (TOS), DeForest Kelley e James Doohan, que faziam Bones e Scotty, também em TOS.  O Vulcan Centaur também levará os restos mortais do criador da série Gene Roddenberry e sua esposa, Majel Barrett Roddenberry, atriz recorrente em Star Trek; e Douglas Trumbull, que esteve por trás dos efeitos visuais de 2001: Uma odisséia no espaço (1968).

A missão recebe o nome de Enterprise, em homenagem à nave utilizada em Star Trek.

Representação artística do foguete Vulcan Centaur na órbita da Terra. Crédito: ULA

Leia mais:

Mais cobre a carga a bordo do foguete Vulcan Centaur

Além das estrelas, a missão também irá levar para o espaço figuras importantes dos EUA. Em fevereiro, no Dia do Presidente, foi anunciado que os restos mortais de quatro ex-presidentes serão transportados em cápsulas fechadas durante a missão, são eles:

  • George Washington;
  • Dwight D. Eisenhower;
  • John F. Kennedy;
  • Ronald Reagan

O DNA de Tory e Rebecca se juntarão ao material de cerca de outras 200 pessoas de 35 nações que viajarão a bordo do Vulcan Centaur. Quando chegar ao espaço, o módulo superior irá se separar do restante do foguete e entrará em órbita em torno do Sol, onde passará a se chamar Estação Empresarial.

O foguete será lançado a partir da Estação da Força Aérea dos EUA, em Cabo Canaveral, na Flórida. Entre a carga útil, também está o módulo lunar Peregrine, construído pela Astrobotic Technology para a NASA, além dos satélites de demonstração Kuipersat-1 e Kuipersat-2, da Kuiper Systems, subsidiária da Amazon. O Peregrine será responsável por depositar um “minimuseu” na Lua, que conta com uma nanoarte brasileira no acervo (saiba mais aqui).

Redator(a)

Mateus Dias é estudante de jornalismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é redator de Ciência e Espaço do Olhar Digital

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.