Saber como interagir com possíveis seres alienígenas é um desafio complexo para a humanidade. Para evitar mal-entendidos em uma escala cósmica, cientistas têm explorado a comunicação com baleias, mamíferos marinhos que apresentam sistemas de conversação sofisticados.

Considerando que os extraterrestres podem ter métodos de comunicação totalmente diferentes dos nossos, enquanto humanos têm idiomas diversos, os alienígenas podem até usar formas de comunicação que vão além do som, como movimentos, cheiros ou até mesmo a densidade do ar.

Como serão os métodos de comunicação dos seres alienígenas, caso eles existam? Crédito: Raggedstone – Shutterstock

Pesquisadores de vida alienígena “conversaram” com uma jubarte

O Instituto de Busca de Inteligência Extraterrestre (SETI), nos EUA, dedica-se a entender a comunicação com outras formas de vida inteligente. Começando por estudos com baleias, que são reconhecidas por sua inteligência e complexos sistemas de comunicação, cientistas estão explorando a possibilidade de aprender com esses mamíferos marinhos.

Em 2021, uma equipe composta por pesquisadores do SETI, UC Davis e da Fundação Baleias do Alaska realizou um experimento interessante. Eles tentaram se comunicar com baleias jubarte ao reproduzir uma saudação específica através de um alto-falante subaquático.

Imagem mostra uma baleia jubarte bebê, nadando próxima ao nível do mar
A baleia jubarte Twain, parecida com o animal acima, interagiu com os pesquisadores por 20 minutos. Crédito: Craig Lambert Photography/Shutterstock

Surpreendentemente, uma baleia jubarte de 38 anos chamada Twain pareceu responder a essa saudação, estabelecendo uma espécie de diálogo com os estudiosos. Durante cerca de 20 minutos, Twain interagiu com os sons reproduzidos de forma semelhante à saudação emitida em intervalos diferentes.

Acreditamos que esta é a primeira troca comunicativa entre humanos e baleias jubarte na ‘língua’ jubarte.

Brenda McCowan, principal autora do estudo, publicado na revista Peer J.

Baleias têm três fases de comunicação

Embora a interação não tenha sido tão emocionante, os cientistas identificaram três fases distintas: um início engajado, seguido por um período de agitação e, por fim, um desengajamento, sugerindo que a baleia havia perdido o interesse no contato.

Essas interações são fundamentais para os cientistas entenderem como se comunicar com possíveis seres extraterrestres. Experimentos como esses poderiam ajudar a desenvolver métodos para traduzir mensagens de sinais alienígenas, caso sejam detectados. Compreender as formas de comunicação entre espécies na Terra pode ser o primeiro passo para decifrar a comunicação com a vida de outros mundos.