Uma inovação recente do Instituto Coreano de Engenharia Civil e Tecnologia de Construção promete revolucionar a produção de casas e demais estruturas, oferecendo uma pegada “Lego”. Em especial, a ideia busca oferecer uma alternativa sustentável e ágil para erguer edifícios a partir do zero – algo que, muitas vezes, é um processo lento e dispendioso.

Atualmente, há muitas empresas optando por estruturas pré-fabricadas. E, no caso da novidade sul-coreana, ela se baseia em blocos modulares que se encaixam como peças de Lego, de modo fácil e prático.

publicidade

Leia também:

Liderada por Dr. Seok-Ho Lim e Dr. Joon-Soo Chung, a equipe resume a abordagem como a utilização de “peças-contêineres” que funcionam como salas modulares de uma estrutura maior. Cada bloco é formado por um módulo de preenchimento – composto por paredes internas, piso e teto – e um módulo com paredes laterais externas de suporte e piso.

publicidade

Peças da casa chegando prontas para montar

As peças “a la Lego” das casas são produzidas em um local próprio e depois são transportadas para onde a estrutura de fato será erguida. Então, guindastes encaixam e empilham os módulos, construindo tudo conforme o planejado (o que inclui projetos com dois ou mais andares). Após a montagem, elementos como telhado, escadas e corredores são adicionados para integrar os blocos individuais.

Essa técnica reduz significativamente o tempo, custo e desordem no local de construção, além de gerar menos ruído, poeira e desperdício. Um benefício adicional é a capacidade de desmontar e reutilizar os blocos em outros locais, promovendo sustentabilidade.

publicidade

O governo da Coreia do Sul planeja implementar essa tecnologia na construção de residências alugadas em Seul e cidades vizinhas, visando reduzir impactos ambientais e atenuar a escassez habitacional. Há ainda promessas de diminuir os custos e acelerar os períodos de construção em relação aos métodos tradicionais.