Você já desconfiou que alguém está restringindo seu perfil no Instagram? Se teve essa sensação e quer confirmar ou não se isso aconteceu, existem algumas maneiras de descobrir. As redes sociais são ferramentas de interação na comunicação, mas às vezes podem indicar um desejo de distanciamento.

De fato, é muito ruim não saber se outra pessoa limitou suas interações com ela. Isso porque o Instagram não vai te notificar se alguém restringiu o seu perfil.

Leia mais:

Então, resta o recurso de fazer uma investigação para tentar saber. A seguir, vamos explicar alguns detalhes que podem ser checados para saber se foi restringido.

publicidade

Como saber se fui restringido no Instagram?

Segundo o Instagram, o recurso ‘Restringir’ foi desenvolvido para permitir que os usuários protejam a sua conta e evitem a interação com pessoas incômodas sem que ninguém saiba disso. Quem for restrito ainda pode ver Stories e fotos do perfil, fazer comentários e enviar mensagens diretas normalmente.

Ou seja, não é um bloqueio total, é mais ameno. Só que não deixa de ser incômodo quando você fica sabendo que alguém está te restringindo no Instagram.

Portanto, é melhor tirar a prova de uma vez. A pessoa não dirá que te restringiu, mas haverá sinais! Vamos a eles.

1- Chame um cúmplice na sua investigação

Uma das formas de saber se foi restringido por alguém é contar com a colaboração de um amigo em comum.

Escreva algo na seção de comentários de uma publicação e peça para um amigo em comum ver se ele vê esse conteúdo. Se o comentário estiver visível para você, mas não para o seu amigo, é provável que a pessoa que fez a publicação esteja restringindo seu perfil no Instagram.

Mas seja cauteloso e não tire conclusões precipitadas. Pode ser que o seu ‘cúmplice’ não veja o comentário logo de cara. Se a publicação tiver muitos comentários (no caso de alguém com bastante engajamento nas redes sociais), pode demorar para encontrar.  

Para você saber: se a pessoa ‘investigada’ restringiu mesmo seu perfil, ela vai ver seu comentário como “Comentário restrito”. Daí cabe a ela tocar no link Ver comentário e escolher entre Aprovar ou Excluir. Veja no quadro abaixo uma simulação entre dois perfis, em que um foi restringido e como aparece:

Reprodução de telas que mostra usuário restringindo outro perfil no Instagram

2- Dê um ‘confere’ no Status de Atividade da pessoa

Uma segunda alternativa é verificar o status de atividade da pessoa que possa estar te restringindo no Instagram. Esse não é um método dos mais confiáveis, já que muita gente desativa o Status por motivo de privacidade e não por restrição. De qualquer forma, não custa tentar.

Se vocês já trocaram mensagens diretas, olhe o Status de Atividade dessa pessoa na sua caixa de entrada. Se der sorte e o Status não estiver desativado, verá um pontinho verde ou hora e data ao lado da foto dela (para isso o seu recurso precisa estar ativado também).

Feito isso, verifique se a pessoa está disponível. Se você sabe que sim e tem certeza de que os dois têm o Status de Atividade ativado, então o usuário em questão pode ter restringido seu perfil.

Se você sempre conseguiu visualizar os status das outras pessoas, por exemplo:  “Ativo ontem”, “Ativo há 10 minutos” etc., mas com essa pessoa  não consegue mais fazer isso, é possível que ela tenha restringido seu perfil.

3- Vá direto ao ponto

Envie uma mensagem direta para a pessoa que você desconfia que está restringindo você no Instagram. Pode ser perguntando mesmo o que está acontecendo ou qualquer outro conteúdo.

Em geral, o status “Visto” aparece quando o usuário lê o conteúdo. Se a pessoa tiver restringido seu perfil, esse status nunca vai aparecer. Mesmo que ela abra a mensagem, você não vai saber que ela leu.

Toma lá dá cá

É importante saber que nenhuma dessas opções te dará 100% de certeza da restrição, mas são indícios fortes. Há casos em que a pessoa demora a responder, ou até mesmo a abrir uma mensagem, por isso, calma antes de concluir que pode ser uma persona non grata.

Se a sua suspeita for confirmada e quiser dar o troco, não estimulamos a ‘vingança’, mas saiba como restringir um perfil no Instagram clicando aqui.