A Porsche apresentou seu segundo veículo totalmente elétrico nesta quinta-feira (25). O aguardado Macan EV chega para fazer companhia ao irmão mais velho Taycan e surpreendeu pelo preço menor que a versão a gasolina.

Leia mais:

Vídeo relacionado

Novo Porsche Macan EV

  • O modelo é o primeiro carro de produção da marca alemã lançado em versão elétrica e inclui rodas maiores de 22 e mais distância entre-eixos que o modelo a combustão (além da capacidade de rebocar até 2 toneladas de carga).
  • O SUV elétrico possui 95 kWh de capacidade de bateria, arquitetura de 800 volts e carregamento rápido. Segundo a Porsche, o utilitário recupera de 10% a 80% de carga em apenas 21 minutos carregando a 270 kW.
  • O alcance oficial ainda não foi divulgado, mas as estimativas apontam para cerca de 500 km por carga no ciclo WLTP.
  • O Macan EV será vendido em duas versões: Macan 4 e Macan Turbo. Ambas com tração integral e motores duplos.
  • O primeiro terá 300 kW (ou 402 cavalos), 66,2 kgfm de torque, 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e até 220 km/h de velocidade máxima. Já o Turbo eleva a potência para 470 kW (630 cavalos), 115 kgfm de torque, 0 a 100 km/h em apenas 3,1 segundos e 260 km/h de velocidade máxima.
Imagem: Divulgação/Porsche

O SUV também vem de série com suspensão pneumática, controle eletrônico de amortecimento e eixo traseiro direcional opcional, permitindo um ângulo de direção maior nas manobras em espaços e vagas apertadas.

Na frente, há um pequeno porta-malas frontal com 80 litros de capacidade para guardar itens menores:

publicidade
Imagem: Divulgação/Porsche

Por dentro, o motorista encontra uma nova versão do heads-up display da Porsche com realidade aumentada e mais telas: A principal e sensível ao toque de 12,6” e o quadro de instrumentos digital de 10,9”.

Interior do Porsche Macan EV. Imagem: Divulgação/Porsche

Primeiro Porsche com Android

O Macan será um dos primeiros carros da Porsche a vir com o Android Automotive, o sistema mais completo do Google que roda direto na central de entretenimento (não confundir com o Android Auto, que funciona no celular e depende de espelhamento para funcionar). O Apple CarPlay ainda continua disponível para os donos de iPhone.

publicidade
Imagem: Divulgação/Porsche

Por fim, os motoristas podem acessar o assistente de voz pelo comando “Ei Porsche” para auxílio de navegação ou para encontrar estações de recarga.

Preço e disponibilidade

Enquanto o Porsche Taycan 2024 a gasolina custa a partir de US$ 92.550 nos EUA, o modelo elétrico será bem mais acessível. O Macan 4, a versão de entrada, será vendido por US$ 78.800 (US$ 80.450 incluindo a taxa de entrega). Em reais, o valor em conversão direta fica ligeiramente abaixo dos R$ 390 mil.

publicidade

O Turbo, por sua vez, será o mais caro: a partir de US$ 106.950 com a entrega inclusa (R$ 526 mil na cotação atual).

As pré-encomendas de ambas as versões do Macan EV começam hoje, com entregas começando no segundo semestre de 2024. O SUV elétrico também já está confirmado para o Brasil e chega ainda em 2024. A versão a gasolina é vendida por aqui a partir de R$ 475 mil.