Você está familiarizado com o conceito de filme trash? Essas produções são geralmente caracterizadas por baixo orçamento, uma abordagem próxima do amadorismo, atuações exageradas, efeitos especiais simples e tramas absurdas ou inusitadas. A qualidade técnica dessas obras são consideradas inferiores se comparadas aos filmes mainstream. 

Contudo, o termo “trash” não implica necessariamente em má qualidade. Muitos desses filmes conquistaram a apreciação do público. Outros ganharam status cult pelo reconhecimento de seu valor artístico. 

publicidade

Além disso, alguns desses filmes são produzidos de forma intencionalmente trash, buscando criar um apelo cômico e irônico. 

Se você se interessou pelo mundo do cinema trash, aqui estão 10 títulos disponíveis para assistir online.

publicidade

Náusea Total (Bad Taste, 1987)

Bad Taste (1987) / Crédito: Endeavour Productions (divulgação)
  • Disponível para assistir gratuitamente no NetMovies.
  • Disponível para assinantes do Looke e Now.

Este filme independente de baixo orçamento neozelandês conta com a direção de ninguém menos que Peter Jackson, o responsável pelos filmes da franquia de mega sucesso “O Senhor dos Anéis”. 

Ganhando status cult pelos seus efeitos especiais práticos e deliberadamente exagerados, o filme faz uma mistura de terror, ficção científica e comédia. 

publicidade

A história se passa em uma pequena cidade onde a população desapareceu. Um grupo de agentes do governo, enviado para investigar o fenômeno, descobre que a causa está relacionada a uma invasão alienígena que procura carne humana para sua cadeia de fast-food.

Leia mais:

publicidade

The VelociPastor (2017)

The VelociPastor (2017) / Crédito: Wild Eye Releasing (divulgação)
  • Disponível para assistir gratuitamente no NetMovies.
  • Disponível para assinantes do Looke.

Intencionalmente trash, “The VelociPastor” conta com uma premissa totalmente absurda, efeitos especiais duvidosos e plot twists mirabolantes. 

Na trama, um padre é infectado por um artefato misterioso que o faz se transformar em um velociraptor. Ele usa essa nova “habilidade” para combater o crime e ninjas religiosos que passam a persegui-lo.

D.E.B.S. – As Super Espiãs (2004)

D.E.B.S. (2004) / Crédito: Samuel Goldwyn Films (divulgação)
  • Disponível para assinantes do HBO Max.

Esta comédia camp parodia filmes de espionagem em uma roupagem adolescente e utiliza efeitos especiais baratos para criar uma estética farsesca e exagerada. O filme combina um roteiro inteligente com cenas e coreografias de ação dignas de uma produção trash. 

A história gira em torno de um grupo de jovens mulheres recrutadas para fazer parte de uma organização de super espiãs. 

Trazendo uma trama com representatividade, o filme segue o romance de uma das espiãs (Sara Foster) com uma criminosa internacional (Jordana Brewster) que ela deveria capturar.

O Monstro do Pântano (1982)

Swamp Thing (1982) / Crédito: United International Pictures (divulgação)
  • Disponível para assistir gratuitamente no NetMovies.
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video e do Looke.

Com direção de Wes Craven (de Pânico e A hora do Pesadelo), “O Monstro do Pantano” se baseia no personagem da DC Comics com o mesmo nome. Com um orçamento relativamente baixo, de $2.5 milhões, o filme subverteu a seriedade da obra original em um filme B camp bem descompromissado. O elenco conta com Louis Jourdan, Adrienne Barbeau, Ray Wise e David Hess.

Na história, o cientista Dr. Alec Holland está trabalhando em um experimento capaz de plantar em solos áridos. No entanto, o líder de uma organização paramilitar que deseja a fórmula envia seus capangas para sabotarem tudo. Durante o confronto, Alec é exposto a produtos químicos e se transforma no poderoso Monstro do Pantano.

Ursinho Pooh: Sangue e Mel (2023)

Winnie the Pooh: Blood and Honey (2023) / Crédito: Altitude Film Distribution (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

Esse slasher trash apresenta uma versão bizarra dos livros do Ursinho Pooh. Aqui, os queridos e inocentes personagens infantis Pooh e Leitão ganham uma versão assassina após Christopher Robin os abandonar ao entrar para a universidade. 

Com um orçamento baixo de $100.000, a obra arrecadou $5,2 milhões em bilheterias ao redor do mundo e se tornou um sucesso financeiro.

A Bolha Assassina (1988)

The Blob (1988) / Crédito: TriStar Pictures (divulgação)
  • Disponível para alugar e comprar no Apple TV e Amazon Prime Video.

Remake de um filme de terror e ficção científica b de 1958, “A Bolha Assassina” conta com a direção de Chuck Russell e é estrelado por Kevin Dillon e Shawnee Smith.

Este longa é considerado trash devido à sua premissa peculiar e cenas absurdas, repletas de momentos gore. Na trama, um meteorito cai em uma pequena cidade trazendo uma substância gelatinosa. A “bolha” começa a consumir tudo em seu caminho, crescendo de tamanho à medida que engole pessoas e objetos.

Domínio Alien (1996)

Dark Breed (1996) / Crédito: PM Entertainment Group (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Oldflix.

Típico filme B de ação e ficção científica dos anos 90, “Dominio Alien” conta com a direção de Richard Pepin. O longa foi produzido pela PM Entertainment Group, empresa responsável por lançar uma série de filmes B de ação e sci-fi durante as décadas de 80 e 90.

A trama segue um agente de um programa espacial encarregado de localizar e eliminar os tripulantes de uma nave atacada por uma forma de vida alienígena. Os astronautas foram infectados por parasitas extraterrestres que se alojaram em seus corpos, trazendo ovos para dominar a Terra. 

O elenco inclui nomes como Jack Scalia, Lance LeGault, Donna W. Scott, Robin Curtis e Jonathan Banks (o Mike de “Breaking Bad”).

Terminal Force – A Procura do Cristal Sagrado (1995)

Galaxis (1995) / Crédito: Prism Entertainment Corporation (divulgação)
  • Disponível para assistir gratuitamente no NetMovies.
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video e do Looke.

Esta space opera mal avaliada pela crítica é frequentemente rotulada como uma imitação de baixa qualidade das produções de ação sci-fi dos anos 80. Estrelado por Brigitte Nielsen (“Rocky IV”, “Um Tira da Pesada 2”), o filme apresenta efeitos especiais, trama e atuações que alguns podem achar interessantes, enquanto outros consideram de gosto duvidoso. 

Na trama, o malvado Kyla (Richard Mol) rouba um cristal sagrado, uma poderosa fonte de energia. Ladera (Nielsen), uma lutadora pela liberdade com habilidade de invisibilidade, viaja até a Terra em busca de uma joia irmã para impedir os planos do vilão.

Sharknado (2013)

Sharknado (2013) / Crédito: Syfy (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

Com efeitos especiais, atuações e trama deliberadamente ridículos, “Sharknado” é uma produção propositalmente tosca. O filme tornou-se notório devido à sua premissa absurda, combinando elementos de desastres naturais com tubarões, resultando em várias sequências.

No enredo, uma tromba d’água suga tubarões do oceano e os lança sobre Los Angeles, provocando assassinatos e caos.

Serpentes a Bordo (2006)

Snakes on a Plane (2006) / Crédito: New Line Cinema (divulgação)
  • Disponível para alugar e comprar no Apple TV e Amazon Prime Video.

Com uma premissa inusitada, “Serpentes a Bordo” combina dois elementos totalmente aleatórios e improváveis: cobras e um avião. Devido a essa ideia, o filme gerou bastante atenção e conquistou uma base de fãs.

Na trama, um criminoso tenta assassinar uma testemunha-chave em um caso de homicídio. Para eliminar seu alvo, que embarca escoltado em um voo, o bandido tem um plano audacioso: introduzir no avião uma grande quantidade de cobras venenosas.

Samuel L. Jackson estrela o filme como um agente do FBI encarregado de proteger a testemunha e enfrentar a ameaça das cobras.