Espécie de “Oscar às avessas”, o Framboesa de Ouro (Raspberry Awards) é uma premiação cinematográfica que destaca as produções consideradas as “piores” do ano. Estabelecido em 1980 como uma espécie de contraponto aos prestigiados prêmios da temporada, esta cerimônia anual indica e premia os filmes mais infames e mal avaliados em diversas categorias, como pior filme, pior diretor, pior atriz, pior ator, entre outras. 

Apesar de seu tom humorístico, é considerado desfavorável receber um prêmio dessa natureza. No entanto, ao longo da história da premiação, vários filmes premiados ou indicados ao Framboesa foram posteriormente reavaliados, alcançando status de culto e sendo percebidos como injustiçados

Nesse contexto, compilamos uma lista de oito filmes que já foram indicados ao Framboesa de Ouro, mas que hoje são apreciados.

Fora de Casa! (Freddy Got Fingered, 2001)

Freddy Got Fingered (2001) / Crédito: 20th Century Fox (divulgação)
  • Não disponível nos  streamings.

Esta comédia extremamente peculiar e provocadora, dirigida e estrelada pelo comediante Tom Green, foi amplamente mal recebida pela crítica na época de seu lançamento. Tanto é que o filme recebeu sete indicações na 22ª edição do Framboesa e levou cinco prêmios, incluindo pior filme, pior diretor e pior ator para Tom Green. Entretanto, ao longo dos anos, este filme desenvolveu um sólido status cult, com alguns fãs apreciando seu humor bizarro e surrealista. 

publicidade

No filme, Green vive Gordon, um excêntrico cartunista desempregado na casa dos 30 anos que volta a morar com os pais e o irmão mais novo. Quando seu pai (Rip Torn) exige que ele vá embora, Gordon passa a espalhar falsos boatos de que o velho estaria abusando sexualmente de seu irmão de 25 anos.

Leia mais:

Showgirls (1995)

Showgirls (1995) / Credito: MGM/UA Distribution Co. (divulgação)
  • Disponível para assistir gratuitamente no Runtime.

Criticado por seu suposto sensacionalismo, exagero e alto teor sexual, “Showgirls” foi massacrado pela crítica na época de seu lançamento. 

No 16º Framboesa de Ouro, o longa recebeu 13 indicações, das quais ganhou 7, incluindo Pior Filme, Pior Atriz (Elizabeth Berkley) e Pior Diretor (Paul Verhoeven, que recebeu o prêmio pessoalmente). Mais tarde, em 2000, o filme ganhou o prêmio de Pior Filme da Última Década.

Contudo, “Showgirls” é um dos mais famosos casos de filmes mal recebidos que ganharam uma reavaliação ao longo dos anos. Hoje, há uma parcela considerável de críticos e cinéfilos que consideram o filme uma verdadeira obra-prima. 

A trama segue uma jovem (Elizabeth Berkley) que chega a Las Vegas com o sonho de se tornar uma estrela do showbiz. Ela consegue um emprego como dançarina em uma boate e descobre os horrores do mundo do entretenimento.

O Portal do Paraíso (1980)

Heaven’s Gate (1980) / Crédito: United Artists Europa, Trans American Films (divulgação)
  • Disponível para assinantes premium do Amazon Prime Video (MGM Channel).

Este épico dirigido por Michael Cimino é notório por sua recepção crítica negativa e por ter sido um fracasso comercial monumental, resultando no declínio do estúdio United Artists. 

O filme recebeu cinco indicações ao Framboesa de Ouro e conquistou o prêmio de Pior Diretor. Entretanto, ao longo do tempo, o filme passou por uma reavaliação crítica e hoje é considerado injustamente maltratado na época de seu lançamento. 

Com Kris Kristofferson, Christopher Walken, Isabelle Huppert, Jeff Bridges e John Hurt no elenco, a trama acompanha uma disputa entre barões de terra em 1870.

A Bruxa de Blair (1999)

The Blair Witch Project (1999) / Crédito: Summit Entertainment (divulgação)
  • Disponível para assistir gratuitamente no Pluto TV
  • Disponível para assinantes do Mubi.

Por incrível que pareça, o bem-conceituado filme de terror “A Bruxa de Blair“, celebrado por sua pioneira abordagem found footage, recebeu duas indicações no 20º Framboesa de Ouro. O longa foi indicado a Pior Filme e Pior Atriz, no qual Heather acabou levando o prêmio. 

No entanto, o filme se tornou um jovem clássico do gênero terror, influenciado diversos filmes desde seu lançamento.

O filme segue três jovens que realizam um documentário sobre o mito da bruxa de Blair. Eles se perdem em uma floresta e enfrentam eventos perturbadores.

O Iluminado (1980)

The Shining (1980) / Credito: Warner Bros. (divulgação)
  • Disponível para assinantes do HBO Max.

Considerado um clássico do cinema, “O Iluminado” também recebeu indicações ao Framboesa de Ouro. Na primeira edição da premiação, o filme concorreu em duas categorias: Pior Atriz para Shelley Duvall e Pior Diretor para Stanley Kubrick. 

O longa conseguiu sair ileso, mas o simples fato de ter sido indicado soa como heresia ou loucura nos dias de hoje. 

Estrelado por Jack Nicholson, o filme segue um aspirante a escritor com bloqueio criativo que decide aceitar um emprego de zelador em um hotel isolado nas montanhas. Lá, ele enfrenta eventos sobrenaturais bizarros ao lado de sua esposa e filho.

Vestida para Matar (1980)

Dressed to Kill (1980) / Credito: Filmways Pictures (divulgação)
  • Disponível  para alugar e comprar no Amazon Prime Video e Apple TV.

Embora tenha alcançado sucesso de bilheteria e recebido elogios da crítica, “Vestida para Matar” recebeu três indicações na primeira edição do Framboesa de Ouro: Pior Atriz (Nancy Allen), Pior Ator (Michael Caine) e Pior Diretor (Brian De Palma).

Amplamente cultuado atualmente, o filme segue uma misteriosa loira que assassina uma das pacientes de um psiquiatra, passando em seguida a perseguir uma prostituta que testemunhou o homicídio.

Dublê de Corpo (1984)

Body Double (1984) / Credito: Columbia Pictures (divulgação)
  • Disponível  para alugar e comprar no Apple TV.

Mais um filme injustiçado de Brian De Palma indicado ao Framboesa. No entanto, “Dublê de Corpo” foi mal recebido pelo público e pela crítica na época de seu lançamento, o que acabou “justificando” a indicação de De Palma na categoria de Pior Diretor.

Contudo, este filme é atualmente considerado um clássico cult, sendo um dos mais aclamados da prestigiada filmografia do diretor. 

A trama segue um ator desempregado que aceita um trabalho temporário cuidando de um apartamento luxuoso. Lá, ele observa a sensual vizinha dançar através de um telescópio. No entanto, ele acaba testemunhando um assassinato.

Cruising (1980)

Cruising (1980) / Crédito: United Artists (divulgação)
  • Disponível  para alugar e comprar no Amazon Prime Video.

Apesar de ser bastante admirado atualmente, “Cruising” gerou polêmica na época de seu lançamento devido à sua abordagem controversa sobre a cena gay underground em Nova York.

Com isso, o filme recebeu três indicações ao Framboesa de Ouro, nas categorias de Pior Filme, Pior Roteiro e Pior Direção para William Friedkin. 

Estrelado por Al Pacino, o filme retrata um policial de Nova York à paisana que se infiltra na comunidade gay para investigar uma série de assassinatos brutais.