Pro

Carros elétricos: Walmart planeja instalar carregadores em milhares de lojas nos EUA

O Walmart, o maior gigante do varejo no mundo, anunciou nesta semana o início de um mega projeto voltado para as lojas físicas da rede nos Estados Unidos.

Ao todo, o grupo vai reformar 650 unidades, além de construir outras 150. A ideia é que as reformas durem até um ano. Já o prazo para a construção será maior: de até 5 anos.

Leia mais

O grande destaque desse projeto é a instalação de carregadores rápidos para carros elétricos em todas essas lojas.

Ao todo, as mudanças serão feitas em 47 estados americanos, além de unidades em Porto Rico.

Em comunicado, o Walmart afirmou que está “trabalhando no desenvolvimento de uma rede de costa a costa de estações de carregamento rápido de veículos elétricos”.

A empresa diz ainda esperar que a decisão torne a vida dos seus clientes mais fácil.

As informações são do Electrek.

Uma boa decisão de mercado

  • Como já informamos aqui no Olhar Digital, os Estados Unidos enfrentam dificuldades de infraestrutura quando o assunto são os carregadores de carros elétricos.
  • Em Nova York, por exemplo, a escassez desses itens faz com que motoristas enfrentem grandes filas.
  • Além disso, montadoras de caminhões já estão cobrando as autoridades pela instalação de mais aparelhos do tipo.
  • Ao instalar carregadores nas lojas, o Walmart faz uma jogada esperta de mercado: traz pra si os donos de veículos do tipo.
  • E, enquanto o carro carrega, ele pode ir até a loja e comprar alguma coisa.
  • Outro dado importante é que o Walmart tem milhares de unidades espalhadas pelo país.
  • Segundo o site Electrek, 90% da população dos EUA está localizada a 16 quilômetros de um Walmart.
  • Ou seja, a instalação desse equipamentos ajudaria a resolver o problema do país.

Aposta dobrada nas lojas físicas

A decisão de abrir novas lojas e reformar antigas ocorre numa era na qual várias empresas estão apostando apenas no digital, no comércio eletrônico.

O Walmart, porém, pensa diferente. Os executivos explicam que o seu cliente ainda prefere o atendimento físico. Argumentam que, quando se trata de fazer compras, especialmente de mantimentos, a maioria dos consumidores ainda se desloca até as lojas.

O que a rede varejista não assume é que continua a ter dificuldades com o comércio eletrônico. Esse é um terreno no qual a Amazon reina com folga por lá.

Somando esses dois fatores dá para entender o investimento nas lojas físicas.

E podemos falar tudo, menos que está dando errado. O Walmart teve vendas líquidas de US$ 420,6 bilhões no ano fiscal de 2022-2023 nos EUA. Foi uma das redes que mais lucrou no mundo no período (os números definitivos devem ser divulgados nas próximas semanas).

Esta post foi modificado pela última vez em 9 de fevereiro de 2024 18:09

Compartilhar
Publicado por
Bob Furuya