Imagem: Melnikov Dmitriy/Shutterstock
A Microsoft anunciou que a próxima grande atualização do Windows 11, a 24H2, prevista para 2024, não será compatível com processadores antigos que não possuem a instrução POPCNT.
Isso afetará modelos com mais de 15 anos de existência, pois a instrução POPCNT começou a ser introduzida nos chips da AMD com a arquitetura Barcelona e nos processadores Intel Core i da primeira geração. A decisão da Microsoft visa garantir o desempenho do sistema operacional em hardwares otimizados para o processamento de inteligência artificial (IA).
Leia mais:
A exclusão de CPUs sem suporte à instrução POPCNT significa que muitos usuários com hardware desatualizado não conseguirão instalar a atualização do Windows 11. Embora alguns deles ainda possam contornar os requisitos de instalação, o novo protocolo deve acabar com essa possibilidade. Essa mudança foi divulgada inicialmente pelo perfil TheBobPony no X.
Essas alterações fazem parte da estratégia da Microsoft para o futuro do Windows, consolidando o Windows 11 como a versão principal e descartando os rumores de um possível Windows 12.
A empresa está trabalhando para garantir um sistema operacional mais rápido, seguro e adaptado às necessidades dos usuários. A atualização 24H2 é um passo importante nesse sentido, trazendo recursos de IA, aperfeiçoamentos de segurança e a adição de comandos como o “sudo”, que tornam a experiência do usuário mais completa e personalizada.
Esta post foi modificado pela última vez em 13 de fevereiro de 2024 17:12