O TikTok confirmou nesta quarta-feira (14) que intensificará a luta contra a disseminação de notícias falsas no período que antecede as próximas eleições para o Parlamente Europeu em junho.

O que você precisa saber:

publicidade
  • A plataforma da ByteDance disse que o trabalho contra fake news já acelerou no ano passado, quando Grécia, Holanda, Polónia, Eslováquia e Espanha foram às urnas.
  • O aplicativo também lançou o ‘Centros Eleitorais’ em 2021, uma ferramenta criada para manter o eleitor informado.
  • Em breve, o recurso estará disponível no idioma local em todos os 27 países da UE, informa o TikTok (Via: Reuters).

Leia mais:

No próximo mês, lançaremos (o centro eleitoral) no idioma local para cada um dos 27 estados-membros da UE para garantir que as pessoas possam separar facilmente os fatos da ficção.

Kevin Morgan, chefe de confiança e segurança da TikTok na região EMEA, em comunicado

“Trabalhando com comissões eleitorais locais e organizações, estes Centros Eleitorais serão um local onde a nossa comunidade poderá encontrar informações confiáveis”, acrescentou Morgan.

publicidade

Vale destacar que governos e políticos de todo o mundo continuam preocupados com a propagação de desinformação nas redes sociais e, mais recentemente, com a utilização de deepfakes e IA, que também podem influenciar o resultado das eleições.

Segundo o TikTok, cerca de 30% dos legisladores do Parlamento Europeu utilizam a plataforma, por isso, o plano é continuar trabalhando com verificadores de notícias e produzir vídeos educativos sobre o processo eleitoral e desinformação, assim como foi feito em anos anteriores.

publicidade

Morgan disse que a rede social tem parceria atualmente com nove organizações de verificação de fatos na Europa e planeja expandir a rede, bem como lançar campanhas adicionais este ano para aumentar a transparência do processo eleitoral.