Imagem: Rodrigo Mozelli (gerado com IA)/Olhar Digital
O eclipse solar total deste ano promete. Este evento único ocorrerá em 8 de abril, sendo primeiro visível no México, antes de passar pelos Estados Unidos e sair da América do Norte, na costa atlântica de Newfoundland.
De acordo com a NASA, este eclipse será diferente dos eclipses solares totais passados. Cientistas afirmam que a coroa do Sol (sua camada mais externa) será mais visível do que no último eclipse solar total de 2017, devido à maior atividade solar no momento do evento. Além disso, o eclipse de 2024 terá duração quase dois minutos maior do que o anterior.
Leia mais:
Conforme a BBC, a caçadora de eclipses Polly White, co-fundadora do Great American Eclipse, site educacional que compartilha informações atualizadas sobre eclipses, mapas e animações, afirma que, desde o eclipse de 2017 e o eclipse solar anular de 14 de outubro de 2023, mais pessoas estão cientes do próximo evento.
“Espero ver coroa solar grande, dinâmica, com serpentinas [ejeções de massa coronal], protuberâncias solares e cromosfera brilhante e agitada”, disse.
Além disso, há pequena chance de que um cometa seja visível com binóculos durante a totalidade do eclipse. Depois do eclipse solar total de abril de 2024, os observadores não poderão ver outro até 2044, tornando este ainda mais atraente.
Este evento astronômico altamente antecipado tem mais do que cientistas e caçadores de eclipses ansiosos pelos dias que faltam. Embora seja mais fácil para mais pessoas verem o eclipse total sem precisar sair de casa do que nos anos anteriores, especialistas acreditam que haverá aumento nas viagens para presenciar o espetáculo.
A Great American Eclipse prevê que um em cada quatro americanos deve fazer uma viagem durante o eclipse para estar dentro do perímetro visível em 8 de abril. Com isso em mente, agentes de viagens têm ajudado os viajantes a encontrar onde se hospedar para ter a melhor vista.
Festivais também estão planejados durante a semana do eclipse em locais, como Bloomington, Indiana (EUA), que sediará o Shadowfest; e Jesieville, Arkansas (EUA), onde ocorrerá o 2024 Total Eclipse Festival, com música ao vivo, acampamento, tirolesa e busca por cristais.
Com tantos potenciais espectadores neste ano, White aconselha a todos os espectadores a usarem seus óculos de eclipse certificados pela ISO – exceto durante o período da totalidade. Ela diz que, infelizmente, há óculos falsificados no mercado.
A Great American Eclipse não incentiva as pessoas a comprar óculos de eclipse em sites, como a Amazon. Ela indica as pessoas para a American Astronomical Society (AAS), que possui lista de fornecedores seguros para os observadores interessados.
Esta post foi modificado pela última vez em 16 de fevereiro de 2024 18:24