Muitos podem pensar que a Terra tem poucos eclipses totais do Sol, mas na realidade apenas o fato do nosso planeta ter condições de ter um fenômeno desses já é algo incrível.  Em Marte, apenas eclipses parciais podem ocorrer, mas devido ao formato das luas eles são bem diferentes dos vistos aqui na Terra e um deles teve um registro incrível do rover Perseverance.

Apesar de a nossa Lua ser 400 vezes menor que o Sol, a distância entre os dois astros faz com que aqui o satélite pareça cobrir a estrela em determinados momentos. Isso não ocorre em Marte, onde as luas Fobos e Deimos são pequenas demais para encobrirem o Sol, fazendo também com que a interferência da gravidade não seja grande o suficiente para que elas tenham uma forma redonda.

Eclipse solar em Marte mostra lua condenada

Um vídeo divulgado pelo Perseverance, mostra um timelapse de Marte e revela um incrível eclipse parcial que aconteceu por lá. É possível ver a lua Fobos e seu formato distorcido passando em frente ao Sol.

Fobos, inclusive, está condenada. A lua está cada vez mais próxima do Planeta Vermelho e dentro de 50 milhões de anos deve colidir com Marte, formando um anel semelhante ao de Saturno. Demis deve se afastar gradativamente do planeta até deixar por completo sua órbita.

publicidade

Leia mais:

“As forças das marés da Lua atraem a crosta interior profunda e o manto do Planeta Vermelho; estudar o quanto Fobos muda ao longo do tempo revela algo sobre quão resistentes são a crosta e o manto e, portanto, de que tipos de materiais eles são feitos”, disse a NASA em 2022, quando outro eclipse ocorreu lá.

“Há muito se sabe que Fobos está à deriva em direção à superfície marciana ano após ano; daqui a dezenas de milhões de anos, espera-se que colida com o planeta ou se fragmente em pedaços que impactarão o planeta. O estudo da órbita de Fobos também permite aos cientistas refinar as previsões de quando a lua condenada colidirá com Marte”, completou ainda.