Mercado da Era Viking é descoberto por arqueólogos

O mercado viking foi descoberto depois que uma série de moedas e pesos foram achados no local com o uso de detectores de metais
Por Mateus Dias, editado por Flavia Correia 20/02/2024 13h55
escavacoes-fazenda-era-viking
Um carro radar de penetração no solo passando sobre a terra em Utstein Gard, Klosterøy, Noruega, onde se acredita ter sido descoberto um mercado da Era Viking. Crédito: Grethe M. Pedersen, AM / Universidade de Stavanger
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um grupo de arqueólogos identificou em uma ilha na Noruega, vestígios de construção que se acredita ter sido um mercado da Era Viking. O local foi investigado depois que uma série de descobertas foram feitas utilizando detectores de metais.

Sobre a descoberta do mercado viking:

  • A descoberta foi feita em terras agrícolas de uma fazenda, em setembro de 2023;
  • O possível mercado foi encontrado na ilha de Klosterøy, na costa sudoeste da Noruega;
  • A ilha já é conhecida por sua rica herança cultural, abrigando o mosteiro mais bem preservado da Noruega e outras atrações;
  • Para fazer a descoberta, os arqueólogos utilizaram tecnologias de radar de penetração no solo, revelando a presença de estruturas que claramente foram construídas pelo homem, como casas, fossas e fundações de cais.

Leia mais:

Estruturas comuns da Era Viking na Escandinávia medieval

As casas encontradas pelos pesquisadores têm o piso escavado abaixo do nível do solo, abrigos comuns na Escandinávia medieval da Era Viking e que eram construídos para serem frescos no verão e quentes no inverno. Muitas vezes, essas estruturas, conhecidas como casas de poço, eram usadas como oficinas de artesanato.

A associação das construções com um mercado viking se deu porque artefatos como moedas e pesos foram anteriormente encontrados por detectores de metais em Utstein. As descobertas fizeram com que arqueólogos do Museu de Arqueologia da Universidade de Stavanger fossem até o local investigar a região com radares de penetração no solo.

Recebemos inúmeras descobertas de detectores de metais de Utstein nos últimos anos, incluindo itens associados ao comércio, como pesos e moedas.

Håkon Reiersen, professor associado do museu, em comunicado de imprensa

Caso as interpretações das descobertas estejam corretas, o mercado seria o único nessa região da Noruega encontrado até agora, de acordo com os pesquisadores. Além das construções, também foram encontradas evidências de túmulos, fossas para cozinhar e camadas de cultivo.

Embora a hipótese do mercado precise de investigações aprofundadas para se confirmar, as descobertas revelam mais sobre a Era Vinking no período medieval, que aconteceu entre o final do século 8 e 11.

Redator(a)

Mateus Dias é estudante de jornalismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é redator de Ciência e Espaço do Olhar Digital

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.