Um grupo de arqueólogos identificou em uma ilha na Noruega, vestígios de construção que se acredita ter sido um mercado da Era Viking. O local foi investigado depois que uma série de descobertas foram feitas utilizando detectores de metais.

Sobre a descoberta do mercado viking:

  • A descoberta foi feita em terras agrícolas de uma fazenda, em setembro de 2023;
  • O possível mercado foi encontrado na ilha de Klosterøy, na costa sudoeste da Noruega;
  • A ilha já é conhecida por sua rica herança cultural, abrigando o mosteiro mais bem preservado da Noruega e outras atrações;
  • Para fazer a descoberta, os arqueólogos utilizaram tecnologias de radar de penetração no solo, revelando a presença de estruturas que claramente foram construídas pelo homem, como casas, fossas e fundações de cais.

Leia mais:

Estruturas comuns da Era Viking na Escandinávia medieval

As casas encontradas pelos pesquisadores têm o piso escavado abaixo do nível do solo, abrigos comuns na Escandinávia medieval da Era Viking e que eram construídos para serem frescos no verão e quentes no inverno. Muitas vezes, essas estruturas, conhecidas como casas de poço, eram usadas como oficinas de artesanato.

publicidade

A associação das construções com um mercado viking se deu porque artefatos como moedas e pesos foram anteriormente encontrados por detectores de metais em Utstein. As descobertas fizeram com que arqueólogos do Museu de Arqueologia da Universidade de Stavanger fossem até o local investigar a região com radares de penetração no solo.

Recebemos inúmeras descobertas de detectores de metais de Utstein nos últimos anos, incluindo itens associados ao comércio, como pesos e moedas.

Håkon Reiersen, professor associado do museu, em comunicado de imprensa

Caso as interpretações das descobertas estejam corretas, o mercado seria o único nessa região da Noruega encontrado até agora, de acordo com os pesquisadores. Além das construções, também foram encontradas evidências de túmulos, fossas para cozinhar e camadas de cultivo.

Embora a hipótese do mercado precise de investigações aprofundadas para se confirmar, as descobertas revelam mais sobre a Era Vinking no período medieval, que aconteceu entre o final do século 8 e 11.