Um carro radar de penetração no solo passando sobre a terra em Utstein Gard, Klosterøy, Noruega, onde se acredita ter sido descoberto um mercado da Era Viking. Crédito: Grethe M. Pedersen, AM / Universidade de Stavanger
Um grupo de arqueólogos identificou em uma ilha na Noruega, vestígios de construção que se acredita ter sido um mercado da Era Viking. O local foi investigado depois que uma série de descobertas foram feitas utilizando detectores de metais.
Sobre a descoberta do mercado viking:
Leia mais:
As casas encontradas pelos pesquisadores têm o piso escavado abaixo do nível do solo, abrigos comuns na Escandinávia medieval da Era Viking e que eram construídos para serem frescos no verão e quentes no inverno. Muitas vezes, essas estruturas, conhecidas como casas de poço, eram usadas como oficinas de artesanato.
A associação das construções com um mercado viking se deu porque artefatos como moedas e pesos foram anteriormente encontrados por detectores de metais em Utstein. As descobertas fizeram com que arqueólogos do Museu de Arqueologia da Universidade de Stavanger fossem até o local investigar a região com radares de penetração no solo.
Recebemos inúmeras descobertas de detectores de metais de Utstein nos últimos anos, incluindo itens associados ao comércio, como pesos e moedas.
Håkon Reiersen, professor associado do museu, em comunicado de imprensa
Caso as interpretações das descobertas estejam corretas, o mercado seria o único nessa região da Noruega encontrado até agora, de acordo com os pesquisadores. Além das construções, também foram encontradas evidências de túmulos, fossas para cozinhar e camadas de cultivo.
Embora a hipótese do mercado precise de investigações aprofundadas para se confirmar, as descobertas revelam mais sobre a Era Vinking no período medieval, que aconteceu entre o final do século 8 e 11.
Esta post foi modificado pela última vez em 20 de fevereiro de 2024 13:55