Imagem: MindStorm/Shutterstock
O ponto mais alto da Terra é o Monte Everest. Ele mede 8.849 metros, ocupando o posto de o local mais alto acima do nível do mar. Mas este não é o ponto mais distante do planeta em relação ao centro da Terra. Este título fica com o Monte Chimborazo, no Equador, a 37ª montanha mais alta dos Andes.
Leia mais
Existe uma explicação científica para este fato. À medida que o planeta gira, a força centrífuga faz com que a Terra se projete no centro por cerca de 43 quilômetros. Isso faz com que os pontos que ficam perto da linha equatorial fiquem mais afastados do núcleo.
“A força centrífuga vai depender da velocidade da rotação, que é igual na Terra em todas as latitudes, e do raio. Como o raio diminui conforme aumentamos a latitude, seja para o Norte ou para o Sul, a força centrífuga vai ser maior no Equador do que nos polos. E essa diferença é o que faz com que a Terra seja ligeiramente achatada nos polos. A maior massa da Terra, portanto, está na região equatorial” — explica Marcelo Zurita, astrônomo e colunista do Olhar Digital.
Em função disso, o pico do Monte Chimborazo, no Equador, se torna o ponto mais distante do nosso planeta em relação ao centro da Terra.
Isso também significa que esta montanha andina é o mais próximo que você pode chegar das estrelas sem sair do chão. As informações são do IFLScience.
Esta post foi modificado pela última vez em 6 de março de 2024 21:16