Um grupo de pesquisadores se perguntou como os padrões de respingos de sangue se formam em ambientes de microgravidade, e para descobrir eles pegaram um voo. O estudo forense, além de matar a curiosidade dos cientistas, também pode ser útil para, no futuro, ajudar na reconstrução e resolução de acidentes e crimes espaciais.

• O estudo foi realizado a bordo de uma aeronave modificada que simula por algum tempo o ambiente de microgravidade;
  • Ao invés de sangue humano de verdade, foi utilizado uma mistura a base de glicerina;
  • Os resultados mostraram que o sangue se comporta de maneira muito diferente e imprevisível na falta da influência gravitacional.

No estudo publicado na Forensic Science International: Reports, os pesquisadores encontraram muitas diferenças no comportamento dos respingos de sangue na Terra e no espaço. Com a falta de gravidade, a tensão superficial e a coesão das partículas de sangue aumentam, assim, ele acaba aderido às superfícies, até que uma força maior o desprenda.

Os pesquisadores encontraram muitas diferenças entre o comportamento do sangue na Terra e em ambientes de microgravidade (Crédito: Stephen Barnes/ shutterstock)

Dentro da aplicação da formação de manchas de sangue, isso significa que as gotas de sangue exibem uma taxa de propagação mais lenta e, portanto, têm formas e tamanhos que não seriam refletidos na Terra.

Graham Williams, coautor da pesquisa, em comunicado

Inicialmente, pensava-se que as incertezas dos cálculos diminuiriam em baixa gravidade. No entanto, a tensão superficial se amplificou tanto que deixou as coisas ainda mais imprecisas. A baixa gravidade levou a uma maior variação das estimativas.

Como os cientistas descobriram como o sangue se comporta?

No estudo “astroforense”, os cientistas realizaram o experimento a bordo de uma aeronave parabólica Boeing 727 modificada da empresa Zero Gravity Corporation. O veículo sobe e desce enquanto voa, proporcionado por um curto período, um ambiente de queda livre, e consequentemente microgravidade. Foi quando o experimento foi realizado.

No estudo os pesquisadores usaram uma mistura de glicerina e corante alimentar para realizar o experimento (Crédito: New Africa/ shutterstock)

Para simular o sangue, foi utilizado uma mistura, onde 40% dela era composto por glicerina e o restante por corante alimentar. O líquido possui a mesma densidade e viscosidade do sangue humano e quando liberado, cria manchas muito semelhantes.

O estudo dos padrões de manchas de sangue pode fornecer informações reconstrutivas valiosas sobre um crime ou acidente. No entanto, pouco se sabe sobre como o sangue líquido se comporta em um ambiente de gravidade alterada. Esta é uma área de estudo que, embora nova, tem implicações para investigações forenses no espaço.

Zack Kowalske, investigador de cena de crime, em resposta ao IFLScience

Embora nenhum crime ou assassinato tenha acontecido no espaço, as descobertas dessa pesquisa podem desempenhar um papel importante na investigação de acidentes e falhas a bordo de alguma plataforma espacial.