A missão Europa Clipper deverá ser lançada em outubro deste ano, e recentemente a NASA divulgou qual mensagem a espaçonave levará para a lua de Júpiter, Europa. O intuito é que ela chegue até os possíveis extraterrestres que vivem por lá.

A mensagem será enviada em uma placa triangular que contará com gravações nos dois lados e um microchip com ainda mais informações da Terra.

publicidade
  • Uma das faces da placa triangular conta com ondas sonoras da palavra água dita em 103 idiomas;
  • A outra é um poema escrito pela norte-americana Ada Limón intitulado In Praise of Mystery: A Poem for Europa, ou Em louvor ao mistério: um poema para a Europa;
  • O microchip carregará 2,6 milhões de nomes enviados por participantes da campanha Message in a Bottle e um mapa que irá mostrar o caminho até a Terra para os extraterrestres.
Um dos lados da placa carrega um poema, a equação de Drakem, ilustração de uma radiofrequência e um retrato (Crédito: NASA/JPL-Caltech)
Um dos lados da placa carrega um poema, a equação de Drakem, ilustração de uma radiofrequência e um retrato (Crédito: NASA/JPL-Caltech)

Além disso, o lado que carrega o poema também irá ter gravações de uma fórmula que estima a quantidade de civilizações alienígenas na Via Láctea, conhecida como Equação de Drake. Uma ilustração com radiofrequências que podem ser utilizadas para comunicação interestelar e um retrato de Ron Greeley, professor que criou há 20 anos a base necessária para a missão Europa Clipper, também serão gravadas na placa.

Leia mais:

Vida na lua Europa

A Europa Clipper será lançada em outubro de 2024 (Crédito: JPL-NASA)
A Europa Clipper será lançada em outubro de 2024 (Crédito: JPL-NASA)

A lua Europa possui uma crosta congelada que por debaixo dela acredita-se ter um oceano escondido com o dobro de volume de água dos oceanos da Terra juntos. Algumas pesquisas sugerem que esse ambiente pode ser muito propício para a existência de vida microbiana.

Apesar de não existir evidências de nenhum extraterrestre inteligente na lua para interpretar a mensagem enviada na Europa Clipper, a placa dá continuidade a tradição da NASA de enviar mensagens a locais do espaço distante, como as missões Pioneer e Voyager.