As autoridades do Texas, nos Estados Unidos, recomendaram o fechamento de todas as escolas durante o Eclipse Solar Total esperado para o mês de abril. A medida será adotada em função de preocupações de segurança e por necessidades de gerenciamento de emergência.

Leia mais

publicidade
Autoridades temem que serviços de emergência fiquem congestionados durante fenômeno (Imagem: Aleksandra Gigowska/Shutterstock)

Alertas de segurança

  • Segundo as autoridades, o fenômeno levará a um aumento no número de turistas em algumas regiões dos Estados Unidos, o que elevará a pressão sobre os serviços de emergência.
  • Dessa forma, com as escolas fechadas, órgãos de segurança terão uma preocupação a menos na data.
  • Na semana passada, o Gerenciamento de Emergências do Condado de Lorain, em Ohio, emitiu um alerta aos moradores locais para estocar comida, água e combustível antes do eclipse.
  • As preocupações são as mesmas: um grande fluxo de turistas poderia levar ao aumento do tráfego, aumento do tempo de espera para serviços como hospitais e postos de gasolina, piora no sinal da telefonia celular, além de dificuldade de acesso a alimentos e outros insumos.
  • As informações são do IFLScience.
Eclipse solar total na Antártida
Eclipse Solar Total (Imagem: Theo Boris & Christian Lockwood/JM Pasachoff/NASA TV)

O eclipse

No dia 8 de abril a Lua cobrirá o Sol num Eclipse Solar Total que poderá ser visto de várias regiões da América do Norte, possibilitando que milhões de pessoas observem o fenômeno, que resulta numa cobertura quase perfeita da estrela. Infelizmente, o evento não será visto no Brasil.

O fenômeno é o mesmo que foi registrado em 2017, mas há algumas diferenças. No último evento do tipo, a Lua estava um pouco mais distante da Terra, assim a faixa onde o fenômeno pode ser observado em sua totalidade variava de 100 a 115 quilômetros de largura. No que acontece em abril, essa faixa irá variar de 170 a 200 quilômetros.

publicidade

O Eclipse Solar Total deste ano poderá ser visto por cidades e áreas mais densamente povoadas, permitindo que 31,6 milhões de pessoas assistam o fenômeno, em comparação com as 12 milhões de 2017.

No eclipse de 2017, o período mais longo de sua totalidade aconteceu próximo a Carbondale, Illinois e durou de 2 minutos e 42 segundos. Em 2024, ele será mais longo próximo a Torreón, no México, durando cerca de 4 minutos e 26 segundos. Durações superiores a 4 minutos, no entanto, também acontecerão até próximo da fronteira do Canadá, quando o eclipse durará 3 minutos e 21 segundos;

publicidade

Outra diferença é que o ano de 2024 é mais próximo do máximo solar, onde a atividade da estrela é maior. Assim, quando a Lua cobrir o Sol, é bem provável que serpentes de fogo na coroa estelar, diferente da aparência mais simples de 2017.