Starship pode fazer voos interestelares algum dia, diz Elon Musk

Segundo o CEO da SpaceX, Elon Musk, a Starship que irá alcançar voos interestelares precisar ser maior e mais avançada
Por Mateus Dias, editado por Lucas Soares 19/03/2024 21h11
Elon Musk durante evento
(Imagem: Frederic Legrand/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A nave Starship da SpaceX realizou seu terceiro voo de teste na semana passada. No entanto, a espaçonave planejada para levar a humanidade para a Lua e Marte não é nem de longe o plano mais ambicioso da empresa. Segundo uma postagem de Elon Musk no X, no futuro, a Starship pode se tornar realmente uma nave estelar e alcançar voos para fora do Sistema Solar.

A postagem foi feita na manhã do dia 18, e o CEO da SpaceX apontou que a nova nave deverá ser muito maior.

“SpaceX – Uma porta de entrada para Marte… e talvez além” “Esta Starship foi projetada para atravessar todo o nosso sistema solar e além, até a nuvem de objetos que nos rodeia. Uma futura Starship, muito maior e mais avançada, viajará para outros sistemas estelares.”

Leia mais:

Starship fora do Sistema Solar

Crédito: SpaceX

A Starship é atualmente o maior e mais poderoso foguete já construído. Com dois estágios, o propulsor Super Heavy e o estágio superior Starship, ou apenas Ship, a espaçonave feita em aço inoxidável possui 122 metros de altura e pode transportar até 165 toneladas para órbita terrestre em sua configuração reutilizável.

  • Toda a capacidade da Starship fez com que o foguete fosse escolhido pela NASA para realizar o primeiro pouso tripulado na Lua em mais de 50 anos, na missão Artemis 3, e muito trabalho ainda precisa ser feito para que isso aconteça;
  • Para que astronautas sejam transportados para o espaço profundo será necessário ainda mais testes;
  • Para viagens interestelares será preciso muito mais que isso, inclusive tecnologias que são difíceis de imaginar atualmente.

A estrela mais próxima da Terra além do Sol é a Proxima Centauri, localizada a 4,2 anos-luz de distância. Uma espaçonave impulsionada por propulsão de foguete convencional levaria dezenas de milhares de anos para chegar até o sistema estelar.

Crédito: Aleksandr Kukharskiy – Shutterstock

Pesquisadores têm estudado formas de deixar a viagem espacial mais rápida, a Breakthrough Starshot, por exemplo, tem trabalhado numa iniciativa que poderia acelerar as naves em 20% da velocidade da luz usando lasers terrestres superpoderosos. Isso permitiria chegar a Proxima Centauri em apenas 20 anos.

O problema é que as naves da Breakthrough Starshot teriam poucos centímetros de comprimento, não sendo capazes de transportar humanos.. Desenvolver uma espaçonave que possa levar astronautas para fora do Sistema Solar em um tempo hábil é uma tarefa muito mais difícil para a SpaceX.

No entanto, isso não parece um empecilho para Elon Musk. Provavelmente essa nova espaçonave ainda demorará muito para ser lançada, mas talvez uma Starship interestelar pode se tornar real, mesmo que isso demore dezenas de anos.

Redator(a)

Mateus Dias é estudante de jornalismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é redator de Ciência e Espaço do Olhar Digital

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.