O túnel subaquático entre Santos e Guarujá, no litoral paulista, deve mesmo sair do papel, como informamos aqui no Olhar Digital há algumas semanas.
Após o anúncio conjunto feito pelos governos Federal e do estado de São Paulo, começaram a sair novas informações sobre o projeto. O portal G1 teve acesso ao edital e revelou alguns detalhes, como o preço do pedágio.
Sim, meu caro, minha cara, haverá cobrança de uma tarifa na ida e na volta! A ideia é que ela custe R$ 6,15 em cada um dos sentidos. Somando esses dois valores chegamos aos R$ 12,30 praticados hoje na travessia da balsa.
Leia mais
- Eurotúnel: maior túnel subaquático do mundo vai da França até a Inglaterra
- Pedágio sem cancela: “free flow no Brasil é um desafio”, diz diretora da CCR
- Mar de Santos pode abrigar animais ainda desconhecidos
Vale destacar que esse é o valor base. A tarifa real, do dia da inauguração, vai levar em consideração a inflação do período – ou seja, pode aumentar.
Outro detalhe é que esse será um pedágio moderno, sem a necessidade de parada ou de bloqueios físicos. Chamada de “free flow”, ou “sistema automático livre”, essa tecnologia consiste na instalação de radares que acompanharão os carros passando e aí farão a cobrança – cobrança que ficará a cargo da concessionária responsável.
Segundo a Secretaria de Parcerias e Investimentos do governo paulista, “a proposta inicial é que a tarifa seja equivalente ao que o usuário já paga diariamente para fazer a travessia por meio da balsa”.
A pasta acrescentou que “o projeto está em fase de consulta pública para receber contribuições da sociedade em relação ao edital, contrato, investimentos e valores”.

Investimento em qualidade de vida
- Quem já fez esse trajeto entre as duas cidades sabe as dificuldades – menos para o turista, mais para o morador.
- Atualmente, a travessia pode ser feita por meio da balsa ou pela estrada.
- Em horário de pico, o trajeto relativamente curto pode demorar até uma hora.
- Com o túnel de 860 metros de extensão, a promessa é que a viagem dure apenas dois minutos!
- Sim, um trecho que pode demorar uma hora vai passar a ser feito em 2 minutos aproximadamente!
- De acordo com a nota divulgada pelo Governo de SP, o túnel vai servir também para desafogar a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055) e liberar o canal do porto para uso prioritário de navios de carga e de passageiros.
- É importante destacar também que o túnel contará com três faixas em cada sentido, sendo uma adaptada para o Veículo Leve Sob Trilhos (VLT).
- A estrutura terá ainda uma passagem para pedestres e ciclovia.
- No total, a construção vai ter 1,5 km, contanto com o túnel de 850 metros de extensão.

Túnel subaquático: um feito da Engenharia
Um desafio da obra é sua profundidade. Como vai passar por baixo do canal do Porto de Santos, o túnel vai ter uma profundidade mínima de 21 metros.
Para viabilizar isso, serão construídos seis módulos pré-moldados com concreto armado, que vão precisar ser transportados até o local. Isso tudo sem interromper o fluxo de navios no porto.
O Olhar Digital preparou um material especial explicando como será feita essa obra subaquática e qual será a tecnologia aplicada. Para isso, entrevistamos o professor de Engenharia Civil e mestre em Engenharia Geotécnica Marcelus Magno Araujo Rodrigues.
Lembrando que a obra está inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e tem investimento estimado em R$ 5,8 bilhões. Os aportes financeiros serão feitos pelo Governo Federal e pelo Governo de São Paulo – cada parte arcará com 50% do valor previsto.

Ainda não há previsão de entrega.