A Estação Espacial Internacional (ISS) está, com dias contados, mas a NASA tem investido centenas de milhões de dólares para garantir a permanência americana no espaço. Uma dessas iniciativas é a estação espacial Orbital Reef, da Blue Origin de Jeff Bezos (dono da Amazon) e da Sierra Space, que recentemente passou por alguns marcos importantes.

Para quem tem pressa:

publicidade
  • A Estação Espacial Internacional terá suas atividades encerradas em 2030, e a NASA tem investido em substitutas;
  • Uma delas é Orbital Reef, que recentemente passou por testes importantes;
  • Com o encerramento das atividades da ISS, a NASA poderá destinar seu orçamento para outros projetos

A NASA apontou que foram quatro os marcos importantes e que eles incluem tecnologias essenciais para o funcionamento da estação espacial, como a aprovação de uma série de testes no sistema regenerativo do Orbital Reef, fornecendo ar e agua limpa. Os sistemas incluem a remoção de impurezas do ar e a reciclagem de urina e suor.

Estação Espacial Orbital Reef. (Crédito da: Sierra Space/Blue Origin)
Estação Espacial Orbital Reef. (Crédito da: Sierra Space/Blue Origin)

Leia mais:

publicidade

A Orbital Reef será uma das substitutas da ISS

Atualmente a NASA já investiu cerca de 172 milhões de dólares na Orbital Reef. O objetivo é que depois que a ISS parar de operar, a estação espacial seja uma plataforma para onde a agência espacial poderá continuar enviando seus astronautas para lá. 

A agência está comprometida em continuar a trabalhar com a indústria com o objetivo de ter uma ou mais estações em órbita para garantir a concorrência, reduzir custos e atender à demanda da NASA e de outros clientes.

Angela Hart, gerente do Programa de Desenvolvimento Comercial de Órbita Terrestre Baixa da NASA, em comunicado

Essa troca da ISS para outras estações espaciais se dá porque atualmente a NASA investe cerca de 3 bilhões de dólares anualmente para manter o programa de envio de astronautas para o espaço. Sem esses gastos, o orçamento poderá ser destinado a outros esforços, como o projeto Artemis e posteriormente o envio de humanos para Marte.

publicidade
Foto sem data divulgada pela Roscosmos mostra a Estação Espacial Internacional (ISS). Aagência espacial russa relatou um vazamento de ar no segmento russo do laboratório orbital, mas disse que não representava nenhuma ameaça à tripulação. Crédito: Roscosmos
Foto sem data divulgada pela Roscosmos mostra a Estação Espacial Internacional (ISS). A agência espacial russa relatou um vazamento de ar no segmento russo do laboratório orbital, mas disse que não representava nenhuma ameaça à tripulação. Crédito: Roscosmos

A ISS ainda deve funcionar pelo menos até 2030, mas não poderá passar muito disso. As operações serão encerradas por lá, não só devido ao dinheiro, mas também porque a plataforma tem enfrentado alguns problemas que ficarão piores à medida que ela envelhece, como rachaduras, vazamentos de ar e outras falhas em diversos sistemas.

Espera-se que até o encerramento definitivo das operações da ISS, a Orbital Reef ou alguma outra estação espacial privada já esteja funcionando. Assim, a NASA poderá garantir sua permanência no espaço.